Noruega: Tour ‘gourmand’ de bike em Oslo

Por Heitor e Silvia Reali

Por: Viramundo e Mundovirado | Comunicar erro

Perambular de bike pela encantadora Oslo é um jeito de conhecer seus museus, descobrir a memória medieval nas proximidades do Castelo de Akershus, ou giravoltear entre as esculturas do Vigelandsanlegget –Parque Vigeland. Este amplo espaço com jardins, lagos e fontes é pontilhado de esculturas em granito do artista Gustav Vigeland, e representam o amor, a maternidade, o trabalho, o sexo.

Bike para locação em Oslo, capital da Noruega

Vale notar no final do percurso uma escultura com quatro velhos que erguem uma criança, para Gustav uma metáfora da eternidade.

Frokost, o pão integral com geleias, queijos e frutas

Seguindo esse itinerário os ciclistas se deparam com bistrozinhos, cafés, além de pequenos e muito simpáticos restaurantes dirigidos por uma moçada descolada e esportista. Assim, quando bater aquela fome é possível se deliciar com o tradicional frokost, café acompanhado de waffes, queijos de sabor pungente como os de leite de cabra, geito, ou mysost, geleias de frutas frescas ou mel, que caem bem com pães artesanais com sementes diversas.

Arenque, truta, salmão e frutos do mar para um almoço típico norueguês

Já para a hora do almoço, o lunsj, nada melhor do que saborear as iguarias dos chefs noruegueses onde os peixes sempre são o destaque, afinal é um país com extensa linha costeira diante do oceano Atlântico e do mar de Barents: salmão, lagostas, ou frutos do mar, servidos com vinho branco aromático e seco, ou uma cerveja encorpada.

O Smorgasbord

Mas, se a preferência for um lanche rápido, então uma versão do paraíso é entrar em um konditori, bistrô especializado em doces divinos, ou um especialíssimo smorgasboard, sanduíches de peixes ou carnes.

Para o middog, ceia, vale escolher um restaurante com janelas sobre a cidade iluminada como num conto de fadas. Aí a comida será uma viagem cultural-gastronômica de grande prazer. Os viajantes poderão escolher entre os pratos tradicionais noruegueses, como o fiskesuppe, laks, orret, respectivamente sopa de pescado, salmão, truta, e sobremesa o blotkake, bolo extra macio recheado com frutas e cobertura de creme de marzipam.

Piquenique em Oslo, capital da Noruega

Agora um toque gourmand especial para os amantes da bicicleta –um piquenique. Nem será preciso pedalar muito para encontrar o lugar perfeito, pois a cidade é rica em áreas verdes. Mas, atenção! Os noruegueses alertam que trolls, uma das criaturas fantásticas que povoam a natureza de seu país, adoram xeretar nas cestas para surrupiarem uma guloseima! Skal!!!

Compartilhe:

Autor: Viramundo e Mundovirado

Site de viagens e descobertas. Sugestões para despertar a mudança que o viajante, mesmo sem o saber, deseja. Viajar muda também seu interior, daí “viajar para se descobrir”

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viramundo e Mundovirado da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …