O que não fazer na Tailândia

Relato por Adriana Mendonça, do blog Em Algum Lugar do Mundo 

A Tailândia está ganhando cada vez mais fama entre os viajantes. Tem crescido o número de brasileiros que chegam ao país em busca das praias paradisíacas, do clima de festa, da comida boa e barata e dos templos budistas. Quem vai pra Tailândia geralmente já tem uma lista de desejos, com dicas do que fazer e pra onde ir.

Os monges são muito respeitados na Tailândia. Eles têm assentos preferenciais em transportes públicos, assim como grávidas, idosos e deficientes. Não toque em um monge (principalmente se você for mulher) e tenha sensibilidade na hora de tirar fotos, pois muitos se sentem incomodados.

Se quiser conversar com um monge, procure templos em que isso é permitido: existe um horário e um local em que eles se disponibilizam a conversar com turistas. A cidade de Chiang Mai é um ótimo local pra esse bate-papo, com várias opções de templos. Verifique nosso guia de Chiang Mai para mais informações.

2 – Cuidado com golpes

A Tailândia é considerada um destino bem seguro, o que não significa estar livre dos espertinhos. Não confie em ninguém que se aproxime querendo te vender alguma vantagem ou informação, como um templo secreto ou um ingresso com desconto. Um exemplo clássico é ser abordado por um golpista na entrada dos grandes templos de Bangkok: ele vai dizer que o templo está fechado, mas que poderá te levar a outro, ou ainda te apresentar um restaurante ótimo enquanto o templo não reabre.  Não caia nessa.

3 – Não suba em elefantes ou tire fotos com tigres

Procure o lugar certo para fazer um passeio com elefantes[/img]

Geralmente essas atrações estão no topo da lista de desejos dos turistas que chegam à Tailândia desavisados. A tentação de chegar perto desses animais é grande, mas basta saber um pouquinho da história de crueldade que os bichos sofrem pra você mudar de ideia.

Os elefantes passam por um processo brutal de dor e tortura até eles serem “domesticados” e submissos – e o turismo é o principal responsável pela extinção desse bicho. Mas calma, que existe alternativa: alguns santuários resgatam elefantes vítimas de abusos e são abertos ao público, permitindo uma visita sem exploração animal. Para saber mais, leia sobre a realidade por trás de um passeio de elefante na Tailândia.

Outra atração controversa são as fotos com tigres. Há pouco tempo atrás, autoridades tailandesas fecharam o Tiger Temple, depois de acharem tigres mortos e congelados no local. Ainda assim, alguns templos continuam recebendo turistas e mantendo esses bichos em cativeiro. Faça sua parte e colabore para um turismo responsável!

4 – Siga as regras dos templos

Por mais que o calor na Tailândia dure o ano inteiro, vista-se apropriadamente nos dias em que for visitar um templo. Roupas curtas e decotadas são proibidas, e isso também vale para homens de bermuda. Alguns templos emprestam/ alugam lenços pros visitantes se cobrirem, mas isso não é regra, então não arrisque perder seu passeio.

E não se esqueça de manter silêncio. Lembre-se que você pode estar a passeio, mas muitos outros estão meditando em um lugar sagrado. Se estiver acompanhado, evite muito contato físico e guarde as demonstrações de carinho pra depois que sair do templo. 

5 – Não aponte os pés pra Buda ou tire os sapatos em determinados locais

 

Os pés são considerados a parte mais suja do corpo. Jamais aponte seus pés pra imagem de um Buda (por isso as pessoas ficam ajoelhadas nos templos).

Você também irá perceber uma concentração de calçados nas portas: siga os costumes e fique descalço pra entrar na casa de alguém, nos templos e até em alguns restaurantes e lojas. Na dúvida, tire sempre os sapatos!

Por outro lado, a cabeça é considerada a parte mais limpa e sagrada do corpo. Isso significa que você não deve tocar na cabeça de ninguém, nem das criancinhas fofas que cruzarem seu caminho.

6 – Não dirija sem camisa ou ande sem roupa íntima

Tecnicamente você não pode pegar no volante se estiver sem uma blusa. E sim, é isso mesmo que você leu: nada de sair de casa sem calcinha/ cueca.

É verdade que nunca vi um descamisado dirigindo, mas a dúvida que fica é: como eles fiscalizariam se você está devidamente vestido com sua roupa íntima?

 7 – Tome cuidado ao alugar uma moto

 

Alugar uma moto na Tailândia é bem fácil e barato. Milhares de turistas pegam uma scooter a 5 dólares por dia, sem se ligar nas questões básicas de segurança. Esteja preparado pra andar na mão inglesa e use sempre capacete. É cena comum ver turistas cheios de curativos por acidentes de moto.

Além disso, recomendo prestar atenção nas condições da moto e registrar com fotos antes de alugar. Muitas locadoras tentam enrolar e empurrar um prejuízo que não foi você quem causou. Evite estresse!

8 – Não desrespeite o rei

O rei da Tailândia é praticamente um deus no país. Bhumibol Adulyadej, também conhecido como Rama IX, é venerado e idolatrado por todos os tailandeses. Sua foto está espalhada em diversos lugares: nas ruas, dentro de estabelecimentos comerciais e até dentro das casas.

Insultar ou difamar o rei é um dos crimes mais graves da Tailândia, podendo render vários anos de prisão pro transgressor – seja ele local ou turista. Já houve casos de estrangeiros condenados, como um suíço bêbado que derramou tinta no retrato do rei.  Também pode ser considerado insulto se vestir de preto no aniversário do Rei (05/01) ou não se levantar no cinema toda vez que tocar o hino antes do filme.

Adriana e Caio saíram do Brasil e estão Em Algum Lugar do Mundo desde 2015. Só na Tailândia, eles pretendem passar um ano. Acompanhe o casal pelo site, ou ainda pelo Facebook ou Instagram.