Os melhores passeios em Ilhabela com crianças

Cátia Noronha, do blog Todas as Mães em Viagem, mostra alguns passeios para fazer com crianças

Por: Todas as Mães em Viagem | Comunicar erro

Ilhabela é um paraíso no litoral norte de São Paulo onde não faltam opções de passeios e atividades. E mesmo fora do verão, pegar uma praia (ou pelo menos passear nela) também é um bom programa aos finais de semana!

Essa época é ótima, pois o calorão já nos deu uma trégua, as estradas não estão tão cheias e a temperatura ainda é agradável de dia. Tudo isso conta pontos na hora de viajar com crianças! Sem falar nos preços, que caem em comparação com a alta temporada de dezembro e janeiro.

Ilhabela
Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as MãesFora do verão, o litoral também tem seu charme

Para  aproveitar a magia desse paraíso, que fica a 220 km da capital paulista, listei alguns passeios e dicas abaixo.

No final de abril estive na Ilha e mostrei um pouco dos passeios no perfil do Instagram do Catraca Livre Viagem. É só procurar Ilhabela nos destaques.

A chegada

Não tem como negar que Ilhabela também é conhecida pela fila da balsa (rs) e pelos borrachudos. Mas calma que existe solução!

Para a fila da balsa: no site da Dersa você pode checar o status das travessias e saber quanto tempo está demorando para embarcar na balsa, assim como agendar a travessia (pagando a mais pela hora marcada). Também existe uma fila de prioridade para idosos no carro, assim como crianças menores de 2 anos (acompanhada apenas por um responsável). A travessia dura cerca de 20 minutos.

É importante saber que a única forma de chegar até Ilhabela é pela balsa (ou barco). Quando os ventos estão muito fortes ou pela força da maré, é normal a balsa paralisar a travessia – por horas se for necessário. Então se o tempo estiver muito ruim, existe a possibilidade de você não atravessar no horário planejado.

Para os borrachudos: você verá em farmácias e até ambulantes locais vendendo repelente à base de óleo de citronela que alivia a coceira causada por esses mosquitinhos chatinhos! Na mala, além de repelente, eu também levo pomadas e um xarope antialérgico receitado pelo pediatra.

Ilhabela
Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemFicar sem fazer nada, só observando, também é muito bom!

Praias

Assim que você chega em Ilhabela, terá dois caminhos a seguir: ou vá para as praias do sul (à direita de quem chega da balsa) ou para o norte (à esquerda, sentido centro). Do lado sul, uma das praias mais famosas e badaladas é a Praia do Curral. Para quem está com crianças pequenas sugiro conhecer a charmosa Praia do Julião, logo depois da Feiticeira.

Praia do Julião Ilhabela
Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as MãesPraia do Julião em Ilhabela

Tem estrutura de estacionamento com ducha e restaurante com menu kids. A praia é calminha com águas transparentes. Do lado das pedras, o que vai mais chamar a atenção das crianças, sem dúvida, são os cardumes de peixes coloridos que ficam nadando entre as pessoas. Não precisa nem de snorkel para vê-los!

Seguindo para o lado norte da ilha, uma praia muito gostosa para ir com crianças é a Praia da Armação. Tem estacionamento na frente e a praia conta com alguns quiosques de aluguel de cadeiras e guarda-sóis. Procurando uma sombra? Caminhe até o final da praia e verá uma árvore centenária belíssima com uma sombra perfeita, uma capelinha ao fundo e ainda com um parquinho de madeira. A praia da Armação é o endereço da BL3, escola de vela e iatismo que também dá aula para crianças.

Praia da Armação Ilhabela
Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as MãesUma árvore centenária, sua sombra e águas calmas: essa é a Praia da Armação

5 DICAS PARA VIAJAR DE CARRO COM CRIANÇAS

Para quem gosta de mais aventura

Um pouco depois da Armação, a estrada pavimentada termina. Seguindo mais 8 km pela estrada de terra você chegará na Praia do Jabaquara –que, inclusive, é a última que dá para chegar de carro. Tem estacionamento, mas precisa dar uma caminhadinha em uma breve trilha para chegar até a praia – digo isso mais para alertar os adultos que levam crianças, principalmente as de colo. Mas dá para chegar numa boa!

Praia do Jabaquara Ilhabela
Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemNa estrada de terra para a Praia do Jabaquara tem um mirante: pare! Você não vai se arrepender!

Por ser uma praia um pouco mais isolada, os borrachudos são bem mais presentes – e ativos – ali. Repelente é indispensável se você pretende ficar mais de 10 minutos na praia (rs). Tem quiosques e restaurante com banheiro. Na ponta direita da praia tem uma pequena lagoa de água doce (e gelada)  e é super gostoso para eles brincarem. Há quem até prefira a lagoinha do que o mar.

Praia do Jabaquara Ilhabela
Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as MãesA pequena lagoa da Praia do Jabaquara

Antes de ir para a praia, costumo checar o site da Cetesb, que informa quais praias de São Paulo estão próprias ou impróprias para o banho.

Castelhanos – dá para ir com crianças?

Praia de Castelhanos Ilhabela
Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemPraia de Castelhanos: acesso somente com carro 4 x 4 ou de bike

Para chegar até a praia de Castelhanos, no lado leste de Ilhabela em meio à Mata Atlântica, é preciso encarar uma estrada de terra de 15 km – somente carros 4×4, motos e bikes são permitidos. Existe um limite diário de veículos e o acesso só pode ser feito dentro dos horários estabelecidos pelo parque estadual: chegada entre 7h e 14h; saída entre 15h e 17h.

É um passeio de aventura off road! As agências de turismo de Ilhabela oferecem o passeio até Castelhanos de jeep. Eu já fui com as minhas crianças, mas no meu carro – achei mais seguro por causa da cadeirinha. Chegando na praia, nada de calmaria: o mar é aberto e com ondas. As crianças não aproveitam muito do mar e os borrachudos pegam pesado! Ou seja, faça o que eu digo e não o que faço: apesar de ser uma praia linda, Castelhanos não é tão proveitoso para as crianças pequenas.

Praia de Castelhanos Ilhabela
Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemA estrada de terra para Castelhanos

Cachoeira

Ilhabela possui inúmeras cachoeiras para serem visitadas. Com filhos, visitei a Cachoeira dos Três Tombos, próxima à praia da Feiticeira, ao sul. São três quedas em meio à Mata Atlântica. É um passeio rápido, sem firulas. Ficamos apenas na primeira queda, pois a segunda e a terceira queda não são muito indicadas para crianças por conter pedras muito escorregadias no caminho.

Dá para estacionar o carro pertinho da cachoeira, pegar uma rápida trilha, sempre com bastante cuidado com os menores, e chegar na primeira queda. A água é relativamente rasa e dá para as crianças darem um mergulho gelado. Não acho seguro levar crianças debaixo da queda d’água. Os borrachudos atacam sem dó nem piedade!

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemCachoeira dos 3 Tombos: essa é a primeira queda

Passeios

Dependendo de onde vocês estiverem hospedados, uma ótima dica é alugar uma bike com cadeirinha e pedalar pelos 10 km da ciclovia à beira mar. O passeio é incrível, a paisagem é maravilhosa e, de quebra, você ainda pode parar para apreciar o pôr do sol. Em toda a orla do bairro do Perequê tem praias com parquinhos de madeira, com balanço, escorregador, etc. A região onde mais se concentra lojas de passeios e aluguéis de bicicletas é entre o Perequê e a Vila.

Ilhabela
Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemParquinhos à beira mar: sempre um bom passeio com crianças pequenas

A Vila

Por fim, um passeio pelo centro histórico de Ilhabela – a vila, é muito agradável! Tem restaurantes, bares, sorveterias e lojas. Detalhei alguns passeios na vila no post “O que fazer em Ilhabela com chuva”.

Ilhabela no inverno

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemSemana de Vela em Ilhabela acontece no mês de julho

Entre os dias 12 e 20 de julho de 2019 acontecerá a tradicional Semana da Vela de Ilhabela, reunindo mais de 900 atletas, entre amadores, profissionais e olímpicos. Nesta época a cidade fica agitada, com programação especial durante todos os dias para os turistas. Mesmo para quem não é envolvido com o esporte, é muito legal acompanhar toda a movimentação do evento.

Autor: Todas as Mães em Viagem

Eu sou a Cátia Noronha, jornalista e mãe. Aprendi que viajar com crianças pode ser ainda melhor quando dispomos de mais informação e planejamento. Eu acredito que viajar em família estreita ligações e reforça nossos vínculos afetivos!

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário todasasmaes da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …