Paraty (RJ) celebra plantas alimentícias em festival gastronômico

Além de cardápios especiais, evento terá atividades culturais como música e cinema

Por: Redação

Entre os dias 24 e 27 de outubro, a cidade de Paraty (RJ) recebe a primeira edição do Festival Gastronômico de Paraty. A temática escolhida foram as Pancs (Plantas Alimentícias Não-Convencionais), juntamente com o resgate de técnicas tradicionais.

Com a curadoria de Jorge Ferreira, especialista em agroecologia e ecogastronomia, os ingredientes do tema escolhido ganharão destaque.

Crédito: Oscar Liberal | IphanRua do Centro Histórico de Paraty, no Rio de Janeiro

São diversas palestras, aulas-show, rodas de conversas e oficinas envolvendo universo das Pancs e o mundo da culinária. O público também pode participar  e cozinhar junto com os chefs, conversar sobre vários assuntos e também aprender sobre a arte da cerâmica, além dos shows e cinema.

Chefs como Bel Coelho, Rafa Bocaina, Raul Godoy, Cesar Costa, Ana Bueno, Ana Ribeiro entre outros, deixarão o festival ainda mais saboroso. Toda a programação é gratuita e basta acessar o site das inscrições e verificar em qual momento você quer participar.

Quintal das Letras e Fazenda Bananal

O restaurante Quintal das Letras, na Pousada Literária, e a Fazenda Bananal integram o 1º Festival Gastronômico de Paraty.

A consultora de gastronomia Claudia Mascarenhas e o chef Bertrand Materne apresentam um trio de ceviches com produtos da Fazenda Bananal, que, sob gestão dos mesmos donos da Pousada Literária, oferece uma experiência de agroturismo sustentável em meio a 180 hectares de Mata Atlântica.

Crédito: DivulgaçãoO Trio de Ceviches apresentado pelo Quintal das Letras e pelo restaurante da Fazenda Bananal

A proposta foi criar uma degustação de Pancs, trazendo novos sabores para o prato. “Prezo muito pela Panc fazer sentido, e não ser um elemento da moda. Procuro descobrir o tipo de Panc que nos surpreende gastronomicamente. A flor do trevinho que vai no nosso ceviche, por exemplo, lembra o sabor do limão, é uma explosão no paladar!”, diz Mascarenhas, que reafirma procurar unir sabores marcantes de Paraty em suas criações.

Além disso, a Fazenda Bananal também participa do festival com uma caminhada sensorial para coletar Pancs, mostrando a grande variedade dessas plantas existentes lá.

1º Festival Gastronômico de Paraty (RJ)
Onde: Casa da Cultura; Cinema da Praça; Arena Gastronômica e Praça da Matriz
Quando: 24 a 27/10/2019
Informações: www.festivalgastronomicodeparaty.com

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.