Parque Nacional de Abrolhos, na Bahia, reabre para visitação

Todos os pontos de mergulho livre e autônomo foram reabertos

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Após quase seis meses fechado por causa da pandemia do novo coronavírus, o Parque Nacional de Abrolhos, em Caravelas, no sul da Bahia, foi reaberto de forma parcial pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que administra a unidade.

A visitação no local para observação da fauna e flora só é permitida por embarcações comerciais –que inclui a observação de fauna como baleias jubarte, flora e trilha monitorada em ilha– e todos os pontos de mergulho livre e autônomo. A reabertura segue todos os protocolos de prevenção à covid-19 estabelecidas pelos órgãos responsáveis.

Abrolhos
Crédito: Janderson Martins/DivulgaçãoAbrolhos é considerado o ‘berçário’ das baleias jubartes na Bahia

A ida ao Centro de Visitantes do Parque e as visitas por embarcações particulares seguem suspensos. O ICMBio pontuou também que o desembarque nas ilhas será permitido apenas aos visitantes que estiverem em passeios com pernoites.

O número de visitantes levados por condutores autorizados também será reduzido. Nas trilhas em ilhas, ainda conforme o ICMBio, serão oito visitantes para cada condutor. Já para o mergulho autônomo, serão seis visitantes por condutor.

O Parque Nacional de Abrolhos concentra a maior biodiversidade marinha do país, e é considerado o ‘berçário’ das baleias jubartes na Bahia. Durante a temporada de reprodução, elas podem ser vistas desde o norte de São Paulo até o sul do Rio Grande do Norte porém a maior concentração está entre o Espírito Santo e a Bahia sendo que  70% delas escolhem  Abrolhos.

Abrolhos
Crédito: Marcello Lourenço/ICMBioTodos os pontos de mergulho livre e autônomo em Abrolhos foram reabertos

Ainda não há previsão para a reabertura dos parques nacionais na Bahia, como da Chapada Diamantina, de Boa Nova, do Pau Brasil e o do Monte Pascoal.

Hospedagem

Para quem vai visitar a ilha, a sugestão de hospedagem é Pousada Casa de Maria, que fica em Prado. Em parceria com a Catavento Tour, a pousada promove passeios especiais ao local,  um dos arquipélagos mais bonitos do mundo e paraíso dos mergulhadores.

Uma experiência inesquecível para os turistas que, nesta época do ano, além dos mergulhos podem conferir de perto o espetáculo das baleias Jubartes. Vale destacar que a cidade de Prado está entre as cidades litorâneas da Bahia com menores índices de contaminação pela covid-19.

Compartilhe: