Planejando uma viagem a Londres? veja dicas para usar o metrô

Por: Redação

Londres é uma cidade eclética, em todos os sentidos! Tem sempre um transporte que cabe no seu bolso e no seu estilo! Confira aqui algumas dicas para usar (sem perrengues) o mais democrático deles, o metrô!

Mundialmente conhecida pelo seu eficiente sistema de transporte, a capital britânica oferece diversos meios para os turistas se locomoverem pela cidade, todos muito peculiares, vamos listar (adoro listas).

Começando com os táxis clássicos pretos que fazem com que todos se sintam estranhos com o motorista do lado “errado”, protegido por uma cabine plástica, e os bancos em disposições pouco usuais, passando pelos charmosos vermelhos ônibus de dois andares (ideais para aquelas fotos bem cliques que adoramos!) e a estrela do post, o metrô!

Como escolher?

Antes de qualquer coisa, você vai precisar de um mapa da cidade, facilmente obtido nas estações de metrô ou no seu hotel. Sabendo a distância do seu deslocamento, você poderá escolher a melhor forma de andar pela capital londrina.

A experiência de andar de táxi em Londres é única! Os carros são especialmente adaptados, com cadeiras flexíveis e muito espaço. Porém, os preços são bem pouco atrativos para nós, mortais.

Fica dica – Deixe para usar o táxi no caminho do aeroporto, caso tenha muitas malas, ou muitos passageiros. Uma boa opção também é usar a noite, quando as estações de metrô fecham.

Assim como o táxi, os ônibus vermelhos de dois andares também são o atrativo e o cartão postal do Reino Unido. As linhas também estão descritas nos mapas de bolso.

Mas confesso que depois de quatro idas, ainda não aprendi a usar. Então use rotas simples, apenas para desfrutar da experiência para tirar muitas fotos.

Preste atenção – não é possível comprar o bilhete no ônibus, ele precisa ser adquirido antes, ou pode ser utilizado o Oyster Card.

Assim como São Paulo ou Rio, Londres é uma cidade cosmopolita e comercial, sendo assim, há transito e lotação nos ônibus e metrôs nos horários de pico (7h às 8h30 e 17h às 18h30). Vale dizer que a lotação dos metrôs é um pouco assustadora. Evite mesmo, de coração!!!

Vira e mexe algumas estações são fechadas sem explicações. Ai, consequentemente, as outras estações mais próximas ficam lotadas, como nessa foto aqui! Viu?! Não é só no Brasil que acontecem essas coisas… (odeio essa frase “só no Brasil mesmo” –depois faço um post de desabafo sobre isso!)

Usar o metro para o aeroporto

Caso vá utilizar o metrô para ir ou vir do aeroporto, fique atento com o tempo de viagem. Em média, uma viagem do centro da cidade para o Heathrow, principal aeroporto, leva 50 minutos. Programe-se deixando pelo menos 1h30 para o percurso, lembrando que imprevistos acontecem.

Dá mesma maneira, se informe sobre os horários dos trens e de abertura e fechamento da estação mais próxima ao seu hotel, para não sofrer perrengues, e acabar gastando mais do que o planejado com táxi.

Ao contrário de Paris ou outras capitais da Europa, as estações em Londres são, quase todas, acessíveis para deficientes. Aproveite essas estações para fazer sua baldeação para não ficar se arrastando pelas escadas com malas pesadas.

Aqui vai uma observação muito importante: Antes de iniciar a sua viagem, descubra qual a estação de metrô mais próxima ao seu hotel, lembrando que pode haver mais de uma!

Mapa com as linhas de metrô de Londres[/img]

Se possível também imprima, ou salve no celular, o mapa da região. Lembre-se também de pegar no guichê de informação do aeroporto um mapa atualizado.

Outra informação extremamente importante: é comum, principalmente à noite e nos finais de semana, algumas linhas estarem fechadas para manutenção, preste sempre atenção aos avisos nas estações.

Também é comum fecharem algumas estações por nenhum motivo, nessa situação, não se desespere, procure no seu mapa de bolso a estação mais próxima dali.

Quanto à segurança

Após os atentados à Londres em julho de 2005, a capital londrina passou a adotar medidas mais severas de segurança nos trens.

Muitos reparam no acumulo de lixo nas escadas ou nos cantinhos, esse comportamento é absolutamente normal, uma vez que as lixeiras foram retiradas por medida de segurança.

Fique atento aos avisos sonoros. E na dúvida, siga o comportamento adotado pelos ingleses e pergunte. Siga o fluxo!

Quando for pegar o metrô de noite, e a estação estiver vazia, prefira ficar no primeiro vagão junto à porta do maquinista. Qualquer problema, alguém poderá te ouvir e te ajudar.

Fica dica – A dica de etiqueta do metrô de Londres, na verdade nas escadas rolantes, é manter sempre o lado direito. Deixe o lado esquerdo para quem está com pressa! :arrow:

Por Guilherme e Marina, do blog A Imensidão ao Seu Lado

Compartilhe:

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …