Ribeirão Pires é refúgio bem pertinho da capital paulista

Entre as atrações está a Torre de Miroku, espaço de contemplação à paz, ao belo, à arte às margens da Billings

Distante 40 km de São Paulo, o município de Ribeirão Pires, às margens da represa Billings, oferece atrativos turísticos para todos os gostos, como religioso, ecológico e rural. Ideal para passar os dias ensolarados de inverno.

Na região da Billings, há vários parques, entre eles, o Parque Municipal Milton Marinho de Moraes.

Localizado numa área de proteção de mananciais, em Ribeirão Pires é possível encontrar várias espécies da flora da Mata Atlântica
Créditos: Divulgação/GESP
Localizado numa área de proteção de mananciais, em Ribeirão Pires é possível encontrar várias espécies da flora da Mata Atlântica

Com o privilégio de estar localizado numa área de proteção de mananciais, é possível encontrar na região várias espécies da flora da Mata Atlântica, como a samambaia-açu e os ipês-roxo e amarelo, além de animais característicos como pacas, capivaras, tatus, gatos-do-mato, saguis e jaguatiricas. Cenário único!

O que fazer em Ribeirão Pires

As atrações de Ribeirão Pires passam pelo Mirante Santo Antônio, com mais de 800 metros de altitude e vista panorâmica da região e da represa Billings. No local, há também a Capela de Santo Antônio do Mirante, que demorou quase 10 anos para ser construída.

Ribeirão Pires, interior de São Paulo
Créditos: Divulgação/PMRP

Assim, além de atrair visitantes pela deslumbrante vista, também atrai turistas com interesse histórico religioso.

Um exemplo é a Capela de Nossa Senhora do Pilar, mais conhecida como Capela do Pilar. Fundada em 1714, foi construída como pagamento de uma promessa e hoje é uma boa opção para os fiéis e também para os amantes de uma boa história. Fica em uma área de proteção de mananciais.

Festival do Chocolate

Na hora das compras, os caminhos levam à Vila do Doce, um espaço tomado por quiosques de alimentação e artesanato. Inaugurada em janeiro de 2008, passou a ser mais um atrativo para a população local e para os turistas. E já é tradição o Festival do Chocolate de Ribeirão Pires que acontece todos os anos.

A Vila do Doce, em Ribeirão Pires, é um espaço tomado por quiosques de alimentação e artesanato
Créditos: Divulgação/GESP
A Vila do Doce, em Ribeirão Pires, é um espaço tomado por quiosques de alimentação e artesanato

Esse grande evento gastronômico da região do ABC Paulista terá sua 14ª edição realizada de28 de julho a 13 de agosto de 2023, às sextas, sábados e domingos, no Complexo Ayrton Senna, localizado na Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193.

O espaço conta com 36 chalés de gastronomia, divididos em duas praças de alimentação cobertas, entre doces e salgados e chalés de artesanato, além de atrações musicais.

Parque Oriental e Torre de Miroku

Ribeirão Pires também tem forte influência da cultura japonesa, que se iniciou em meados da década de 1940.

Duas atrações merece ser visitadas na cidade: o Parque Oriental e a Torre de Miroku.

Templo fica em Ribeirão Pires e é o primeiro no mundo que possui um vão livre até o topo
Créditos: Divulgação/Torre de Miroku
Templo fica em Ribeirão Pires e é o primeiro no mundo que possui um vão livre até o topo

O primeiro possui 60 mil m² e fica as margens da represa Billings e abriga o Pavilhão de Exposições, Jardim Oriental, Jardim Zen, Casa do Origami e belas paisagens.

O segundo é o maior do estilo japonês aqui no Brasil, com seus 32 metros de altura, e foi idealizado para ser um espaço de contemplação à paz, ao belo, à arte.

Como chegar

Para ir até Ribeirão Pires, saindo de São Paulo, é preciso acessar a Rodovia Anchieta (SP-150) no sentido Santos até a saída para o Riacho Grande.

Depois, manter-se pela esquerda para acessar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP-31) até chegar na terceira rotatória, que dará acesso à entrada da cidade.