Road trip pela América do Sul: uma parada em Santiago

Como a maioria dos brasileiros, costumávamos associar a visita à capital chilena a destinos de inverno

Na segunda parte da nossa viagem entre São Paulo e Ushuaia, as paisagens mudaram bastante. Ao invés de desertos e salares, pegamos as rotas costeiras  em direção ao centro do país e, em parte do trajeto, margeamos o litoral banhado pelo Pacífico.

Ficamos encantados com as paisagens que, pelo azul intenso do mar e as formações das encostas, lembra bastante as da Pacific Highway, na Califórnia. O próximo destino durante nossa road trip pela América do Sul: Santiago.

Vista de Santiago a partir do Jardim Japonês, no Parque Metropolitano
Créditos: iStock

Como a maioria dos brasileiros, costumávamos associar a visita à capital chilena a destinos próximos de inverno, mas desta vez exploramos atrações diferentes, por ser verão. Além da cidade , encontramos nos arredores ótimas vinícolas e belezas naturais a serem conhecidas também.

Apesar de já termos visitado algumas vezes e adorar Santiago, não vínhamos há alguns anos e nos surpreendemos positivamente. A cidade está ainda mais bonita, receptiva e com muitas novidades para os turistas. Além da vista incomparável para a Cordilheira dos Andes, praças impecáveis e mirantes, seus ótimos restaurantes continuam merecendo  a visita. E ainda há muito mais a ver na região. Com o apoio do Chile.travel, através do Sernatur – Serviço Nacional de Turismo, montamos uma agenda redondinha, que permitiu ver o melhor da cidade e arredores em poucos dias.

Santiago

Estamos viajando com um Mitsubishi 4×4, mas começamos por um tour na cidade com o Hop on hop off da Turistik. O passeio facilitou bastante para rever os principais pontos turísticos sem nos preocuparmos com trânsito e estacionamentos. Pudemos parar com calma em alguns dos lugares mais icônicos, como o Palácio La Moneda e o Ministério do Interior e Segurança Pública.

Centro Cultural Palácio de La Moneda
Créditos: Adriano G Bolzani

Aproveitamos este passeio para rever o Parque Metropolitano de Santiago, maior parque urbano da América do Sul. Seu teleférico foi totalmente repaginado e tem uma excelente infraestrutura turística. Se as instalações são novas, a vista da cidade a partir de seu ponto mais elevado continua maravilhosa, como sempre.

Uma das melhores novidades é o Sky Costanera, mirante mais alto da América Latina, a aproximadamente 300 m de altura. Oferece uma vista panorâmica de 360º da cidade e visitas guiadas gratuitas, em vários idiomas (até português!) para ajudar na localização dos principais pontos turísticos. Aberto durante todo o dia, o horário mais concorrido é o final da tarde, pois o pôr do sol na Cordilheira dos Andes é um espetáculo.

Vista do pôr do sol a partir do Sky Costanera
Créditos: Adriano G Bolzani

Uma experiência diferente e muito recomendada a apreciadores de bons vinhos é a Vinolia. Um espaço destinado à degustação da bebida das várias regiões produtoras do país, como Maipo, Colchagua e Casablanca. No espaço há também um pequeno restaurante, onde você poderá jantar e desfrutar com calma do vinho que mais gostou durante a degustação.

Experiência de degustação de vinhos na Vinolia

Valparaíso e Viña del Mar

Passamos um dia na região litorânea de Valparaíso e Viña del Mar. Apesar de pequenas e interligadas, estas famosas cidades costeiras são muito diferentes entre si. Valparaíso tem belas vistas ao litoral do Pacífico e o museu de Pablo Neruda, muitas ladeiras e paredes grafitadas. Já Viña é mais refinada e tem um charme especial. As praias são muito bonitas e lotam durante as férias de verão. Há também restaurantes de várias especialidades, para todos os bolsos e gostos.

Cajon del Maipo

Incluir no roteiro um dia para passear na região de Cajón del Maipo tornou-se obrigatório. A aproximadamente 110 km da capital, a beleza de Embalse el Yeso é de tirar o fôlego. O azul turquesa da água da represa parece artificial, de tão perfeito, e forma um contraste indescritível com as formações rochosas a sua volta.  Para quem gosta de trilhas em meio a belas paisagens, a AndoAndes oferece passeios com vários graus de dificuldade distintos. Como benefício adicional, a atração fica próxima a algumas vinícolas maravilhosas, como a Concha y Toro, queridinha dos brasileiros. O ideal é considerar um dia inteiro para apreciar sem moderação as belezas e sabores da região.

Embalse el Yeso, em Cajon del Maipo

Casablanca

Fomos ainda a Casablanca, a apenas 100km de Santiago. Conhecemos a vinícola EQ Matetic e, além das belezas dos vinhedos e instalações, tivemos uma verdadeira aula a respeito da produção de vinhos orgânicos e biodinâmicos.  O complexo possui um hotel boutique e um restaurante excelente, onde tivemos uma das melhores refeições da viagem! Os pratos estavam deliciosos e a harmonização com os vinhos da casa foi perfeita.

Vinícola EQ Matetic, em Casablanca
Créditos: Adriano G Bolzani

A hotelaria em Santiago também nos surpreendeu bastante. O Hotel Gallerias, um clássico localizado bem no coração da cidade,  mantém o mesmo charme, conforto e atendimento há anos. Muito bem localizado, possui acomodações espaçosas e um centro de eventos maravilhoso. Também nos hospedamos no moderno Cumbres Vitacura, localizado em uma das áreas mais nobres de Santiago.

Entrada do Hotel Cumbres Vitacura

Os quartos, super amplos e confortáveis, proporcionam aos hóspedes uma das vistas panorâmicas mais privilegiadas da capital chilena. O café da manhã, realizado no rooftop, oferece tanta diversidade que o difícil era escolher entre tantas boas opções.

Hall de entrada do Hotel Gallerias
Créditos: Adriano G Bolzani

Depois desta visita, tivemos a certeza que Santiago é um destino para o ano todo. Nossa lista de motivos para voltar à região acabou de ser muito ampliada.  Nos próximos dias, contaremos como foi nossa visita às duas principais regiões produtoras de vinhos tintos da América do Sul: Colchagua e Mendoza. Para saber mais sobre esta viagem incrível, leia sobre a Expedição Cone Sul no blog Suas Próximas Viagens.

Em parceria com suasproximasviagens

Sílvia Bolzani - Autora do Blog Suas Próximas Viagens Marketeira por formação, escolheu ser blogueira de viagens após um período sabático explorando o mundo. Trouxe na bagagem boas lembranças, dicas incríveis e fotos maravilhosas.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário suasproximasviagens

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.