Roteiro: 3 dias em Roma com criança pequena

Coliseu, fontes, o Vaticano e parques: @TheVeigas sugerem um roteiro por Roma em família

Por: Redação | Comunicar erro

Antes de mais nada, uma pequena ressalva. Quando publicamos aqui um roteiro de três dias em Paris com criança pequena, algumas pessoas argumentaram que os passeios eram todos para adulto. Não é bem assim. A ideia do nosso projeto é mostrar que é possível fazer viagens normais com uma criança a bordo. Sem abrir mão do que interessa aos adultos e, ao mesmo tempo, proporcionando momentos felizes com as crianças.

Então, com estes pequenos roteiros queremos propor um passeio clássico para quem quer conhecer destinos turísticos importantes –passeios normais, onde uma criança não só é aceita como também pode aproveitar junto aos pais.

Roma
Crédito: Arquivo pessoalColiseu, fontes, o Vaticano e parques: TheVeigas sugerem um roteiro por Roma em família

Premissa exposta, vamos lá. Roma tem um peso muito simbólico em nossa vida de viajantes. Foi a primeira parada de nossa primeira viagem internacional, no já longínquo 2009. Mas Roma é eterna. Roma é infinita. Roma sempre vale um retorno.

Como estamos morando aqui na Itália desde fevereiro, acabamos indo para lá duas vezes recentemente. Aqui propomos um roteiro básico para quem tiver só três dias para conhecer esta que, sem dúvida, é uma das cidades mais importantes da civilização humana. Se tiver um dia a mais, sugerimos um bate-volta de bônus.

Dia 1 – Coliseu e arredores

Não se contente em apenas observar de fora. O Coliseu, símbolo máximo da cidade, pode ser visitado por dentro. E vale muito a pena. A sensação de pisar em um negócio gigante que foi construído há 2 mil anos, sobreviveu a guerras, terremotos e toda a sorte de usos, é única. Por dentro, é possível observar a estrutura da arena, bem como os fossos onde os animais ficavam, a postos para as batalhas com os humanos.

Para crianças, também é um barato. A monumentalidade da construção cativa os olhares e desperta muitas curiosidades. Prepare-se para responder perguntas, conforme a idade do(a) pimpolho(a).
No mesmo dia, você pode visitar as ruinas do Palatino, o parque arqueológico de Roma. É um passeio pelo que sobrou da Antiguidade Romana, berço do latim e de boa parte da cultura ocidental.

Dica que um amigo nos deu antes da primeira viagem, e que gostamos de repetir a todos, porque é a mais pura verdade: caminhe a noite por ali e contemple o Fórum Romano iluminado. É um escândalo.

Veja os dias 2, 3 –e um bônus– em theveigas.wordpress.com.

Compartilhe: