Roteiro da cerveja artesanal no Norte da Inglaterra

Todos os locais destacados na rota são ligados entre si por trem ou táxi

Por: Redação Comunicar erro

Nesta sexta-feira, 3, é celebrado o Dia Internacional da Cerveja Artesanal. Para inspirar sua próxima viagem, compartilhamos algumas dicas para conhecer a rota pelas cervejarias artesanais do norte da Inglaterra.

Todos os locais destacados na rota são ligados entre si por trem ou táxi
Crédito: Divulgação/VisitBritainPartindo do noroeste para o nordeste, confira uma seleção de cervejarias a serem visitadas na Inglaterra

Todos os locais destacados na rota são ligados entre si por trem ou táxi. Para aqueles que não querem usar o serviço de táxi, apenas duas cervejarias ficam fora do roteiro. Saúde!

Liverpool

A cervejaria Mad Hatter não abre para visitações, mas organiza festivais de degustação
A cervejaria Mad Hatter não abre para visitações, mas organiza festivais de degustação

Mad Hatter Brewing Company foi criada há apenas cinco anos e, a partir de 2018, faz parte de um seleto de grupo de cervejarias comandadas por uma mulher. A cervejaria é um celeiro de ideias criativas, que incluem a cerveja de assinatura da casa, a Penny Lane Pale, uma craft beer (chope) de baixo ABV (gradação alcoólica) com aroma de fruta tropical e uma base de malte tipo biscoito – batizado com o nome da rua onde a primeira loja a engarrafou –e a Tzatziki Sour, que usa iogurte grego para trazer acidez e depois recebe hortelã e pepino.

Não há visitas disponíveis nessa microcervejaria, mas ela faz festivais, nos quais harmoniza bebidas com pratos, com música ao vivo e um show de fogos à noite. O próximo festival acontece em 25 de agosto, e é bom checar no site para outras datas e eventos.

Manchester

Visitantes na cervejaria Runaway, em Manchester
Crédito: Divulgação/VisitBritainVisitantes na cervejaria Runaway, em Manchester

Runaway Brewery fabrica suas cervejas “de sabor moderno, reconhecidamente britânico” à mão e em pequenos lotes. A visita deve incluir uma degustação de sua ampla linha de pale ales, IPA, smoker porter e american brown ales, além das cervejas sazonais.

Além das visitas na cervejaria que acontecem todos os sábados –uma caminhada fascinante dentro de um cervejaria em plena operação, com degustação de quatro cervejas–, você pode continuar a provar cervejas frescas da fonte no Tap Room (choperia) até 20h.

Stockport, Lancashire

Museu da Robinsons Brewery, em Stockport
Crédito: Divulgação/VisitBritainMuseu da Robinsons Brewery, em Stockport

Uma das mais antigas cervejarias independentes do Reino Unido, a Robinsons fica no centro de Stockport e fabrica cerveja há quase dois séculos. A cerveja tipo real ale é a principal da casa.

O passeio com duração de uma hora fala da história da Robinsons, a ciência por trás do processo de preparo e oferece provas técnicas de três amostras em copos de 1/3 de pint. Ao comprar o “golden ticket”, você também receberá um presente e poderá tomar o dobro de cervejas no Unicorn Bar.

Burnley, Lancashire

As visitas no segundo semestre de 2018 acontecem em 28 de setembro, 19 de outubro e 30 de novembro
Crédito: DivulgaçãoAs visitas no segundo semestre de 2018 acontecem em 28 de setembro, 19 de outubro e 30 de novembro

Uma vez por mês, a Moorhouse BreweryMoorhouse Brewery abre as portas para 45 minutos de visitas guiadas, que incluem quatro amostras de suas cervejas e uma refeição com pie-and-pea, no verdadeiro estilo do norte inglês. Ela lançou recentemente uma série de novas cervejas de barril com foco no lúpulo, que contêm também uma inovadora gama de ervas e um novo olhar para as suas cervejas não filtradas.

A M1 Small Batch Brewery, aninhada no meio da cervejaria, permite que cervejeiros testem suas receitas em pequenos lotes.

Leeds, Yorkshire

O local se descreve como “uma homenagem à herança monástica das cervejarias”
Crédito: DivulgaçãoO local se descreve como “uma homenagem à herança monástica das cervejarias”

Por que visitar uma fábrica de cerveja quando você pode visitar quatro em um dia na descolada cidade de Leeds, fazendo o Leeds Brewery Tour? Uma vez por mês (25 de agosto, 22 de setembro, 20 de outubro e 24 de novembro de 2018), e possível fazer o passeio começando a tarde na choperia North Brewing Co, que tem cinco cervejas próprias e criações no menu, e depois provar os coquetéis e a comida de rua indiana no Bundobust.

Logo depois você visita o Tapped, um pub em estilo americano com uma vasta gama de cervejas filtradas e não filtradas, e termina a noite na Northern Monk Brewery, com visita guiada e degustação.

York, Yorkshire

Situado no interior das muralhas de York, a York Brewery foi a primeira cervejaria tradicional a trabalhar dentro da cidade histórica em mais de 40 anos.

Turistas na York Brewery, em Yorkshire
Crédito: Divulgação/VisitBritainTuristas na York Brewery, em Yorkshire

A cervejaria sempre acolheu bem os visitantes para mostrar como é feita a cerveja ale tradicional, e recebe quatro visitas guiadas por dia, de terça a domingo.

Você começa na choperia da cervejaria para provar uma bebida antes do tour, segue para a linha de produção para aprender como são feitas as cervejas únicas do local e como é o processo “do grão ao copo” e por fim observa a adega com 20 barris.

Cervejas artesanais são a paixão local e você pode saborear algumas premiadas e de nomes bem peculiares, com Centurion’s Ghost Ales, Guzzler, York Minster Ale e Yorkshire Terrier.

Harrogate, Yorkshire

Ela também abre como choperia uma vez por mês
Crédito: DivulgaçãoEla também abre como choperia uma vez por mês

Situado na encantadora cidade de Harrogate fica a independente e premiada Harrogate Brewery.

Gerida pelo casal Anton e Sarah Stark, esta cervejaria é muito pequena, embora recentemente tenha se mudado para um espaço maior para ter mais fermentadores e somar mais bebidas ao seu reduzido lote.

Ela também abre como choperia uma vez por mês, o que é sempre uma ocasião especial. Prove a forte american-hopped ale, a Horse Heat Stetson, a premiada Vanilla Porter e a “forte e complexa” Kursaal Imperial Stout.

Masham, Yorkshire

Na Black Sheep Brewery, o visitante não faz visitas guiadas, e sim visitas “pastoreadas”
Crédito: DivulgaçãoNa Black Sheep Brewery, o visitante não faz visitas guiadas, e sim visitas “pastoreadas”

Cervejaria familiar em atividade há quase 30 anos, a Black Sheep Brewery não faz visitas guiadas, e sim visitas “pastoreadas” (por causa do nome, “ovelha negra” em inglês) quatro vezes ao dia.

Você passeia pela tradicional cervejaria, explora a ciência por trás do processo de fermentação e de como a cervejaria seleciona seus ingredientes para diferentes paladares.

Ali o visitante também descobre porque ela faz a fermentação nos Yorkshire Square Vessels feitos há mais de 200 anos.

Depois, siga para o bar para experimentar algumas de suas cervejas premiadas, como a clássica não filtrada Monty Python’s Holy Grail, e sua forte Yorkshire ale Riggwelter.

Durham, County Durham

Não deixe de passar na loja na saída para comprar uma bebida para levar para casa.
Crédito: DivulgaçãoNão deixe de passar na loja na saída para comprar uma bebida para levar para casa

A premiada Durham Brewery pode ser a mais antiga cervejaria em operação em Durham, mas continua pequena e familiar, com um portfólio crescente de cervejas, das stouts escuras às bitters claras, cervejas de trigo e lagers (com três meses de maturação).

As visitas acontecem duas vezes por dia, diariamente, e há também visitas e degustações acompanhadas, nas quais você ouve sobre a história e a cultura da cerveja de Durham e do Reino Unido.

Newcastle-upon-Tyne

Em outubro , o local também irá sediar um festival internacional de cerveja, o Craft Beer Calling.
Crédito: DivulgaçãoEm outubro , o local também irá sediar um festival internacional de cerveja, o Craft Beer Calling

Situado dentro do Palace of Art, dentro do Exhibition Park –o último edifício remanescente da Exposição do Nordeste 1929– a Wylam Brewery é, sem dúvida, um local muito especial. A cervejaria – fundada em 2000 e com 30 barris – abre as torneiras de chope de quinta a domingo e organiza passeios aos sábados.

Neles, o processo de fabricação e a história da cerveja são explicados, acompanhados por uma degustação.

1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
6
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
7
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …
8
01:31
Como tirar ou renovar passaporte?
Tem dúvidas sobre o procedimento necessário para emitir seu passaporte? Saiba por onde começar com as nossas dicas. Mais informações sobre …