Salta, na Argentina, revela múmias de crianças incas

Por Heitor e Silvia Reali, do site Viramundo e Mundovirado


Na entrada do Museu de Arqueologia de Alta Montanha, em Salta, nos deram para vestir grossos ponchos de pura lã. As salas que abrigam as três pequenas múmias estão sob uma temperatura de zero graus, enquanto sob a redoma onde elas se encontram o termômetro marca -20ºC.


Foi como se tivéssemos viajado numa máquina do tempo e entrado no mundo inca de 500 anos atrás. Os corpos das três crianças perfeitamente conservados foram mumificados naturalmente graças as baixíssimas temperaturas do local onde se encontravam. Elas são identificadas como a donzela, ou ‘virgem do sol’, com cerca de 14 anos, a “menina do raio’, de seis anos, assim chamada porque teve seu rosto e parte do corpo queimado por uma descarga elétrica, e um menino de sete anos, adornado com bracelete de prata. A visão deles é impressionante.


As múmias encontradas junto com mais de 140 objetos nos dão um retrato perfeito de como viviam os incas, como se vestiam, se penteavam, como elaboravam seus tecidos, calçados, brinquedos, utensílios domésticos, enfim uma verdadeira lição de história.

Sacrificadas em ritual inca, o capac cocha era restrito a jovens de famílias nobres, pois os incas acreditavam que elas eram intermediárias entre os homens e deuses. As crianças receberam uma bebida fermentada para que adormecessem e depois morrerem de hipotermia.


Descobertas em 1999 graças ao derretimento inédito da neve no cume do vulcão Llullaillaco, a 6.739  metros de altura, elas foram expostas pela primeira vez em 2007, no museu de Salta que precisou ser totalmente adaptado para recebê-las. Nas outras salas do museu que ostenta uma bela fachada colonial, acontecem exibições que mesclam a antiga cultura inca com o lado contemporâneo presente nos nativos da região.


Salta, região localizada a noroeste da Argentina, apresenta uma natureza de abundante diversidade de espaços e de personagens. Pontilhada por inúmeros vulcões, muitos deles ativos, planícies áridas, montanhas coloridas, paredões rochosos, vales cortados por rios caudalosos e pitorescas vilas, desafia viajantes que buscam algo diferenciado.