Será que você já está praticando o turismo sustentável?

Você já parou para pensar nisso? Você já tem condutas sustentáveis?

Por: Todas as Mães em Viagem | Comunicar erro

Na semana passada comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e fui atrás das definições do turismo sustentável para entender um pouco mais. E – ufa! – acabei me dando conta que a sustentabilidade em uma viagem pode ser mais fácil do que a gente imagina!

Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemSomos apenas inquilinos do planeta, lembra-se? Na foto, sequoias gigantes de Yosemite Park, na Califórnia.

O turismo sustentável é diferente e mais abrangente que o turismo ambiental ou o ecoturismo. Dá para se aprofundar bastante no assunto (e fiquei com vontade de fazer isso), mas também existem dicas rápidas que faz com que a gente se aproxime mais do turismo sustentável. Será que você já está praticando e nem sabia?

Ele mexe com três pilares que devem se integrar: o ambiental, o econômico e o social/ cultural. Por isso que é mais abrangente que o turismo ecológico, pois não se trata apenas da preservação da natureza, saca? Desta forma, além de conservar o meio ambiente de onde estiver, você também pode apoiar os negócios locais e projetos culturais. São meios que, aplicados em conjunto, incentivam o turismo sustentável.

A ideia é o viajante impactar positivamente aquela comunidade. Ou seja: dá para ir muito além do “deixe apenas suas pegadas, leve somente fotos” quando a gente viaja (mesmo que para muitos, infelizmente, ainda sejam práticas “muito difíceis” de se cumprir).

Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemComo impactar positivamente uma comunidade durante a viagem? Na foto, Caminho das 365 Curvas, entre Mendoza (Argentina) e Santiago (Chile).

Tá, mas como tornar uma viagem sustentável?

Escolher, por exemplo, uma pousada local, ao invés de um hotel de bandeira internacional, pois os lucros irão todos para o negócio local e assim incentiva a economia da região. Ou então optar por empreendimentos que se preocupem com práticas sustentáveis.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemConheça o comércio local, consuma os produtos regionais. Foto em um restaurante na Praia do Espelho, na Bahia.

Contratar guias e serviços locais e até viajar na baixa temporada para não sobrecarregar o destino também são ideais.

Da mesma forma que preferir caminhar ou pedalar ao invés de pegar um ônibus ou táxi. Para isso, é legal se hospedar perto dos pontos turísticos que deseja visitar. E aquela troca diária de toalhas do hotel? Não precisa, né? Aliás, alguém ainda pede para trocar todo dia?!

Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemPasseio de bike em Mendoza, na Argentina: além de ser sustentável, faz parte da experiência!

Respeitar a cultura local e valorizar o trabalho de artesãos locais – mas jamais comprar uma lembrancinha que tenha causado algum dano à natureza. Consumir produtos típicos e economizar nos recursos naturais também merece um joinha!

Isso sem contar com o básico do básico em relação à preservação do meio ambiente, né? Não deixar o lixo para trás (em especial em praias e trilhas), não alimentar animais e evitar descartáveis.

placa não alimente os animais
Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemPlaca alertando multa de 25 mil dólares canadenses para quem alimentar os animais no entorno das montanhas rochosas, no Canadá.

Se vai visitar um lugar que possui animais como atração, procure antes pesquisar o propósito, saber se existe algum projeto de proteção por trás. Se não existir, pra que apoiar?

Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemPonte viva na Trans Canada Highway, no Parque Nacional de Banff. Ela foi construída exclusivamente para a travessia dos animais!

E olha só que mais legal ainda: são condutas e lições super fáceis de explicar para as crianças… Uma geração que com certeza será muito mais “eco-educada” que a nossa! O planeta agradece!

Crédito: Catia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemParque do Caracol (Canela – RS) é um passeio super agradável para fazer com as crianças, onde eles podem contemplar e aprender sobre a natureza.

Agora vamos pensar juntos: com quais práticas a gente pode deixar uma viagem mais sustentável? Você já parou para pensar nisso? Você já tem condutas sustentáveis?

Compartilhe:

Autor: Todas as Mães em Viagem

Eu sou a Cátia Noronha, jornalista e mãe. Aprendi que viajar com crianças pode ser ainda melhor quando dispomos de mais informação e planejamento. Eu acredito que viajar em família estreita ligações e reforça nossos vínculos afetivos!

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário todasasmaes da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …