Trilha que cruza Jordânia revela paisagens, cultura e história

Com apenas 89,2 mil quilômetros quadrados, a Jordânia pode ser atravessada de carro de norte a sul em seis horas.

Por: Redação

Com mais de 650 km que percorrem 52 vilarejos e cidades, a Jordan Trail cruza a Jordânia de norte a sul – de Qais à Aqaba.

A trilha pode ser feita em 40 dias e passa pelas diversas paisagens e vistas do interior do país. Desde as colinas arborizadas do Norte até os desertos e falésias com vista para o Vale do Jordão, pela cidade de Petra ou mesmo as águas cristalinas do Mar Vermelho.

Crédito: Divulgação/VisitJordanO belo deserto de Wadi Rum, no sul da Jordânia

A Jordan Trail é também uma jornada pela história da Jordânia. Viajar por todo o país permite que os visitantes descubram os diversos aspectos de sua cultura, provem uma culinária variada e deliciosa e passem noites em casas de família locais, conhecendo mais sobre a vida dos jordanianos.

Crédito: Divulgação/Jordan TrailMapa de toso os oito trechos da Jordan Trail, que corta o país de Norte a Sul

Veja abaixo três dos oitos trechos da trilha para se inspirar e começar a planejar a aventura:

De Umm Qais para Ajloun

Na região mais ao norte da trilha, os aventureiros passam por colinas verdes, desfiladeiros, antigos sítios romanos e florestas de carvalhos. A paisagem diversificada e fértil, com suas oliveiras antigas e fontes termais, floresce a cada primavera, com árvores carregadas de frutas frescas.

Crédito: Vladj55/iStockRuínas de templo romano em Umm Qais , no norte da Jordânia

As aldeias são pioneiras no turismo comunitário, com casas de família, refeições caseiras e venda de artesanato, acrescentando uma verdadeira experiência cultural à viagem. São 80 Km, que podem ser percorridos em quatro dias de caminhada.

BRASILEIROS PODEM ENTRAR EM MAIS DE 150 PAÍSES SEM VISTO; CONFIRA

De Dana para Petra

Um trecho inspirador da Jordan Trail que foi nomeado pela National Geographic como uma das 15 melhores caminhadas do mundo. A trilha desce a vila de Dana, no topo da colina, até Wadi Feynan e os dramáticos planaltos montanhosos de Wadi Araba.

Crédito: Divulgação/VisitJordanPaisagem do trecho entre Dana e Petra

Essa região atravessa várias zonas climáticas, diversos ecossistemas, cânions escondidos e labirintos de colinas e vales. O cenário se transforma de montanhas imponentes a terras agrícolas, com novas paisagens se apresentando a cada quilômetro.

Um dos locais mais memoráveis do trecho é Petra, com a chance de entrar na cidade pela ‘porta dos fundos’ e seguir os passos de antigos comerciantes. A extensão total é de 72.6 Km, que podem ser percorridos em quatro dias de caminhada.

De Wadi Rum para Aqaba

Deixando a vila de Wadi Rum, a trilha passa pelas montanhas de Jabal Rum e Jabal Um Ishrin, na paisagem icônica do deserto. O caminho continua por Jabal Khazali, Jabal Qattar e se perde entre os cenários únicos e coloridos das montanhas desertas de arenito de Wadi Rum.

Crédito: Leospek/iStockO deserto de Wadi Rum, no sul da JordÂnia, serviu de locação para o filme Lawrence da Arábia (1962)

O destino final são as águas quentes do Mar Vermelho e o porto de Aqaba. São 113,2 Km de trilha que podem ser percorridos em seis dias de caminhada.

O site www.jordantrail.org traz informações completas sobre a Jordan Trail, dicas e logística da viagem para ajudar os viajantes que desejam completar a rota ou algum de seus trechos.