TripAdvisor lança programa de hotéis e pousadas sustentáveis no Brasil

O TripAdvisor, maior site de viagens do mundo, lançou ontem o programa TripAdvisor EcoLíderes no Brasil.  Desenvolvido com a consultoria da Rainforest Alliance e do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), o selo é um dos maiores projetos de sustentabilidade voltado para hotéis e certifica mais de 8 mil hospedagens ao redor do mundo –52 deles no Brasil, espalhadas por 16 Estados e 41 cidades.

Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais são os Estados que possuem a maior quantidade de propriedades sustentáveis com 11, 9 e 8 propriedades respectivamente.

Hotel e Fazenda Rosa dos Ventos, em Campanha (RJ), é um dos estabelecimentos sustentáveis certificados pelo TripAdvisor

Agora os usuários do TripAdvisor podem filtrar a busca de hotéis em um determinado destino para encontrar com mais facilidade opções sustentáveis. Cada propriedade é identificada com um símbolo exclusivo e traz uma lista detalhada das práticas ecológicas de cada acomodação. Essas informações são divididas em categorias como economia de energia, consumo consciente de água e impacto social local. Os viajantes podem comentar sobre essas ações em suas avaliações e até denunciar alguma informação que não foi condizente com a sua experiência durante sua estadia.

Pesquisa realizada pelo TripAdvisor no fim do ano passado revelou que 74% dos brasileiros pensam em fazer escolhas ecológicas em suas próximas férias. Mas, apesar do interesse nesse tema, 71% acham muito difícil obter essas informações ao planejar uma viagem e mais da metade acredita que as hospedagens não fornecem dados claros sobre quais medidas implementam.

Hotel Canto das Águas, em Lençóis (BA), é um dos 52 hotéis e pousadas que adotam práticas ecológicas

Lançado nos Estados Unidos em 2013, o TripAdvisor EcoLíderes reúne hospedagens sustentáveis que variam desde estabelecimentos independentes de pequeno porte a grandes marcas multinacionais, incluindo Marriott International, Hilton Worldwide, Accor Hotels e Best Western. Durante 2014, o selo foi lançado em outros 66 mercados como Reino Unido e Irlanda, Alemanha, França, Itália, Espanha, Austrália, Nova Zelândia e Brasil.