Turismo religioso: conheça templos para visitar no Brasil

País majoritariamente católico, o Brasil abriga templos, santuários e celebrações que reúnem milhões de devotos

Dono de belezas naturais de tirar o folego, cultura e gastronomia ímpares, o Brasil também é múltiplo em sua espiritualidade. O país abarca uma gama de religiões e oferece opções de turismo religioso, que vão do catolicismo às religiões de matriz africana, bem como budismo, hinduísmo e xamânicas.

A lista é extensa e reforça a fé do brasileiro, mas também alia a prática religiosa com o turismo, uma vez que o viajante poderá conhecer templos monumentais, espaços sagrados em meio à natureza ou edificações que narram a história do país.

Vista do templo budista Zu Lai, em Cotia, na Grande SP
Créditos: Webysther Nunes/Wikimedia Commons
Vista do templo budista Zu Lai, em Cotia, na Grande SP

Seja para fazer uma prece, cultuar uma divindade, meditar ou simplesmente ver as belezas existentes nos locais de fé, o visitante apaixonado pelo tema tem espaço de sobra para imergir na cultura, no aprendizado e na diversidade que esses lugares trazem por meio de uma experiência única em viagens.

Turismo religioso no Brasil

Cristianismo

Maior religião do país, o cristianismo faz parte da formação do Brasil como conhecemos atualmente e as igrejas espalhadas de Norte a Sul comprovam essa parte histórica tão importante. Elas aliam a prática de fé e devoção com um momento de contemplação turística por meio de seus edifícios monumentais.

No Norte, o viajante pode conhecer o Museu de Arte Sacra, em Belém (PA), o local era um antigo complexo jesuíta e hoje entrega a riqueza histórica e cultural da região. Destaque também para a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade (TO), onde os arcos da entrada central são feitos de grandes tijolos especiais da época de sua construção.

Interior do Museu de Arte Sacra do Pará, em Belém
Créditos: Divulgação
Interior do Museu de Arte Sacra do Pará, em Belém

No Nordeste, visite o Convento Franciscano Igreja Santa Maria dos Anjos, um conjunto arquitetônico em Penedo (AL); ou o Mosteiro de São Bento, em João Pessoa (PB), que é composto por um estilo barroco, construído pelos monges Beneditinos. A região também abrange a Gruta Betânia Igreja Menino Deus, em Monsenhor Gil (PI), que foi erguida pelas mãos dos moradores e com material doado.

A prática turismo religioso acontece, ainda, nas Ruínas da Catedral, em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), um marco histórico da expansão colonial portuguesa; no Mosteiro de São Bento, em São Paulo (SP); ou no Templo de Salomão (SP), um gigantesco espaço protestante.

Matriz africana

O Brasil possui em sua espiritualidade aspectos trazidos pelos ancestrais africanos e, com isso, duas religiões se destacam: o candomblé e a umbanda.

Visitar terreiros e espaços que trazem a sacralidade dessas religiões é adentrar na cultura e na espiritualidade herdada e fortalecer a própria fé. Destaque para a Casa de Iemanjá Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador (BA), um local tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Outros locais a serem visitados são o Terreiro de Mina Pedra de Encantaria, em Paço do Lumiar (MA); o Terreiro de Pai Edu, em Olinda (PE), um local sincrético, que marca a coexistência e junção da religião de matriz africana com o catolicismo europeu.

Visite, ainda, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares (AL), veja, de pertinho, a beleza trazida pelo resgate da memória do líder Zumbi, herói ícone da resistência contra a escravidão.

Espiritismo

A religião espírita ganhou coração de muitos brasileiros e hoje também deixa seu legado para o turismo, sendo uma fonte de conhecimento, fé e cultura.

Um dos estados para conhecer um pouco mais da fé espírita é Minas Gerais, onde está localizada a Fazenda Santa Maria, em Sacramento, um local de importantes manifestações espíritas no final do século 19.

Além disso, Minas também abriga a Casa Chico Xavier e o Memorial Chico Xavier, em Pedro Leopoldo, trazendo a história e o legado do maior líder espírita do Brasil.

Aproveite a viagem rumo à fé e visite a Tenda Espírita Nossa Sra. da Piedade, em Cachoeiras de Macacu (RJ) e o Santuário da Fé Espírita Reino de Baluaê, em Terra Roxa (PR).

Islamismo

Fachada da mesquita Mesquita Imam Ali Ibn Abi Talib, em Curitiba
Créditos: Reprodução/Facebook
Fachada da mesquita Mesquita Imam Ali Ibn Abi Talib, em Curitiba

O Islamismo é a segunda maior crença do mundo e tem espaço no Brasil para difundir os ensinamentos de Maomé. Por aqui, temos a Mesquita do Centro Islâmico do Brasil, em Brasília (DF), por exemplo.

Descendo o mapa, o viajante pode adentrar a Mesquita Imam Ali Ibn Abi Talib, em Curitiba (PR), com um estilo arquitetônico decorado com legítimos tapetes persas e mosaicos islâmicos feitos à mão.

Judaísmo

O judaísmo é uma religião que está presente no Brasil desde os anos de 1500. Sua base está ancorada no monoteísmo. Como exemplo, podemos citar a Sinagoga Kahal Zur Israel, em Recife (PE), primeira das Américas, fundada no século 17 (período da ocupação holandesa) e reinaugurada em 2002, depois de um restauro minucioso; e o Grande Templo Israelita do Rio de Janeiro (RJ).

Budismo

A doutrina espiritual e filosófica criada pelo indiano Siddhartha Gautama, o Buda, foi difundida pelo mundo e ganhou adeptos no Brasil.

Quem também sai ganhando com essa linda demonstração é o turismo, onde os apreciadores dos ensinamentos podem conhecer, de pertinho, locais sagrados que perpetuam essa filosofia. Em Brasília (DF), por exemplo, temos o Templo Shin Budista da Terra Pura, em Brasília.

O Templo Budista Chen Tien, em Foz do Iguaçu (PR)
Créditos: Herr stahlhoefer/Wikimedia Commons
O Templo Budista Chen Tien, em Foz do Iguaçu (PR)

Você pode conhecer, também, o Templo Zulai, em Cotia (SP), primeiro templo do Monastério Fo Guang Shan na América Latina; o Centro de Estudos Budistas Bodisatva, em Curitiba (PR); o Templo Budista Chen Tien, em Foz do Iguaçu (PR), com seus jardins com mais de 120 estátuas; além do Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu (ES), que possui o Grande Buda, uma estátua de 35 metros de altura e cerca de 350 toneladas de concreto.

Outras religiões

A diversidade religiosa representa a todos. Por isso, sincretismo, esoterismo, misticismo, xamanismo e outras formas de representar a fé e a espiritualidade também são bem-vindas e respeitadas. Um exemplo de local com esse objetivo é o Vale do Amanhecer, em Planaltina (DF), um espaço que mescla cristianismo, kardecismo, umbanda, candomblé e esoterismo, sendo considerado por antropólogos e historiadores a primeira manifestação religiosa nascida com a capital.

Nave do Templo da Boa Vontade, em Brasília
Créditos: Rayan Ribeiro;SeturDF
Nave do Templo da Boa Vontade, em Brasília

Também é possível visitar o Templo da Boa Vontade, em Brasília (DF), conhecido como Templo da Paz, um lugar destinado a comunhão dos povos e que leva em conta o ecumenismo. Já nas tradições indígenas, conheça de perto a Aldeia Nova Esperança, no Acre, do povo Yawanawá, um lugar ideal para se desconectar da rotina urbana e viver uma verdadeira imersão espiritual em meio à natureza da região amazônica.