CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Turistando em São Paulo: Museu Catavento e Mercadão

Cátia Noronha, do blog Todas as Mães em Viagem, conta como turistar com crianças na própria cidade pode ser divertido

Por: Todas as Mães em Viagem

Quem chega em São Paulo com crianças já vai logo se planejando com os diversos programas que a metrópole oferece – que não é coisa pouca! E quem mora na capital paulista muitas vezes se esquece que turistar pela própria cidade é um dos programas mais divertidos para fazer em família! Que tal um pulo no centro histórico de São Paulo e conhecer dois lugares bem legais no mesmo dia: Catavento Cultural e Mercado Municipal de São Paulo?

Difícil alguém ir ao Museu Catavento Cultural e não se encantar com as possibilidades que o lugar oferece! Apesar do museu estar completando 10 anos, o prédio onde está localizado é cheio de história: foi construído entre 1911 e 1924 e chamado de Palácio das Indústrias.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemO Museu Catavento Cultural instalado no prédio do Palácio das Indústrias, uma construção que começou em 1911

Reserve, no mínimo, metade do dia para percorrer os espaços e conhecer as atrações. São mais de 250 instalações das mais curiosas, divertidas e interessantes! Um excelente programa para se fazer com crianças porque, além de educativo é interativo! Vale dizer que o Catavento Cultural está entre os dez melhores museus da América do Sul, segundo o lo prêmio Travellers Choice 2018, do TripAdvisor.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as MãesAntes mesmo de entrar, somos convidados a interagir no museu educativo

É tão legal, que antes mesmo de entrar, a gente já se diverte na área externa do museu, com a Maria Fumaça fabricada em 1888 e a exposição de aviões – entre eles um modelo DC-3 que fez parte da frota da antiga Vasp até os anos 70! No fim de semana de celebração de 10 anos de sua inauguração (30 e 31 de março) haverá uma programação diferenciada, como a exposição temporária de carros antigos.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemA Maria Fumaça, fabricada em 1888

Lá dentro o espaço é divido por 4 seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. É aquele tipo de passeio que as crianças aprendem brincando. Tem um meteorito de verdade, dá para conhecer o corpo humano por dentro, entender como funciona um gerador de energia e ainda descobrir que o Sol, visto de perto, não é tão redondo como parece quando estamos na praia. Difícil escolher uma área preferida!

Além das exposições interativas, existem sessões fechadas de vários temas que acontecem dentro de salas, como Laboratório de Química, Estúdio de TV, O Mundo do Perfume, entre outros. Para participar é necessário retirar uma senha na recepção do Catavento de acordo com o horário das sessões.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemDo pátio do Catavento Cultural, vista para outro ícone turístico de São Paulo: o antigo prédio do Banespa, hoje, Farol Santander

Quando bater a fome, tem lanchonete dentro do Museu Catavento, mas eu sugiro fortemente aproveitar a viagem e almoçar/ lanchar no Mercado Municipal de São Paulo ~ o Mercadão ~ logo ali do lado, a menos de 10 minutos de caminhada. Mercados Municipais são sempre excelentes pontos turísticos das grandes cidades e sempre faço questão de visitá-los, inclusive com as crianças.

Já conheci o Mercado Central em Santiago (Chile), o Mercado de San Telmo em Buenos Aires, Borough Market em Londres, Granville Island em Vancouver (Canadá) e recentemente, como até fiz um relato aqui no Catraca Livre Viagem, o Mercado del Puerto, em Montevidéu (Uruguai). Portanto, o de São Paulo não poderia ser diferente!

Quem é das antigas, como eu, vai se lembrar da Barraca do Juca, que está lá até hoje entre os 120 boxes do Mercadão! Era ali mesmo que Tony Ramos gravou várias cenas da novela “A Próxima Vítima”, de 1995! As barracas de frutas fazem mesmo um grande sucesso! A degustação é oferecida em praticamente todos os boxes e dá para experimentar frutas que a gente não encontra sempre nos supermercados, como mangostin, atemoia e outros frutos exóticos.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemMuitas cores e sabores nas barracas de frutas do Mercadão de São Paulo

Eu me surpreendi com as crianças, que experimentaram quase todas as frutas da barraca que visitamos. Só um alerta: essas frutas diferentonas são bem caras e, na empolgação de ver o filho todo feliz comendo uma fruta diferente, a gente vai pedindo para separar. Atente-se à quantidade pedida, senão eles vão colocando fruta pro ano inteiro sem te perguntar. Para ter uma ideia, a nossa conta deu R$ 400!! Imagine minha cara!!! Obviamente que pedimos para diminuir a quantidade!

E como em todo mercado municipal, há uma especialidade culinária. Nas barracas do Mercado Municipal de São Paulo não deixe de sentar e pedir o tradicional sanduíche de mortadela! Dá para dividir, pois são cerca de 300 gramas do embutido no pão – que pode vir com outros acompanhamentos. Dizem que foi no Bar do Mané que nasceu o sanduíche de mortadela, mas é possível encontrar a iguaria em outros quiosques do Mercadão. Para quem quiser almoçar com mais calma, é só subir e se acomodar em uma das mesas dos restaurantes lá em cima.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as MãesSó digo uma coisa: experimente o sanduíche de mortadela do Mercadão!

Catavento Cultural
Onde: Av Mercúrio, s/n, Pq Dom Pedro II, Brás
Horário: terça a domingo, com entrada das 9h às 16h e permanência no museu até as 17h
Quanto: R$ 10

Mercado Municipal de São Paulo
Onde: Rua da Cantareira, 306
Horário: segunda a sábado, das 6h às 18h; domingos e feriados, das 6h às 16h.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Por: Todas as Mães em Viagem

Eu sou a Cátia Noronha, jornalista e mãe. Aprendi que viajar com crianças pode ser ainda melhor quando dispomos de mais informação e planejamento. Eu acredito que viajar em família estreita ligações e reforça nossos vínculos afetivos!

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário todasasmaes da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.