Uma viagem pela colorida Cartagena das Índias

A 5ª maior cidade da Colômbia é envolta por cores vibrantes e muita cultura

Por: Redação Comunicar erro

Perder-se pelas ruas estreitas de Cartagena das Índias e encontrar o tão falado –e lido– Caribe colombiano nas ilhas vizinhas pode ser uma experiência inesquecível para aqueles que estão sempre prontos para desbravar um novo destino.

Essa pequena cidade reserva surpresas incríveis e faz o visitante reviver parte de uma história que jamais foi esquecida pela Colômbia.

Cartagena
Crédito: Jézica BrunoCasarões e igrejas contam a história da cidade de Cartagena das Índias

Cartagena das Índias é envolta por cores vibrantes e muita cultura. A quinta maior cidade da Colômbia, banhada pelo Mar do Caribe na região oeste, é delicada, leve e um convite permanente para um mergulho na história local. Foi lá que Gabriel García Márquez ganhou inspiração para escrever algumas de suas principais obras.

O Centro Histórico de Cartagena, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, possui uma grande muralha que foi construída para proteger a cidade de possíveis ataques de piratas ou outros estrangeiros que porventura tomassem coragem de invadir o importante porto comercial ali constituído.

Cartagena
Crédito: Jézica BrunoMuralha preserva a história de Cartagena

Aliás, ainda é possível caminhar por cerca de 11 quilômetros dessa muralha e apreciar do alto as belezas que Cartagena reserva. Essa construção, que rendeu o nome de “Cidade Amuralhada” ao local, é o ponto de partida ideal para iniciar qualquer passeio por esse destino.

Cartagena
Crédito: Jézica BrunoVielas estreitas ganham cores em Cartagena

Museu a céu aberto

Visitar Cartagena das Índias é fazer uma imersão em um museu a céu aberto. Nas pequenas vielas enfeitadas por casas coloridas e muito bem preservadas é possível observar traços da arquitetura colonial com forte influência espanhola. As sacadas enfeitadas com flores nos antigos casarões convidam para uma viagem no tempo e reproduzem possíveis cenários de histórias românticas de mais de dois séculos.

Cartagena
Crédito: Jézica BrunoA escultura “Mulher Recostada”, de Fernando Botero, é um dos cartões-postais da cidade

As praças com seus monumentos, igrejas e casas antigas também contam boa parte da história do local. A Praça de San Pedro Claver, por exemplo, abriga a estátua dedicada a Pedro Claver, missionário que ficou conhecido por dedicar sua vida para cuidar dos escravos. Próximo dali está o Palácio da Inquisição que guarda memórias históricas em uma construção do período colonial.

Cartagena
Crédito: Jézica BrunoBandeira no ponto alto do castelo de San Felipe de Barajas

Na Praça de Santo Domingo é possível ver a famosa escultura da “Mulher Recostada” de Fernando Botero. A Torre do Relógio, uma imponente obra e um dos cartões postais da cidade, também pode ser observada do Centro Histórico. Um pouco mais distante está o Castelo de San Felipe de Barajas, de onde é possível apreciar uma vista deslumbrante da cidade.

Gastronomia

Cartagena
Crédito: Jézica BrunoAs palenqueras ajudam a colorir a cidade

Igualmente interessante é a viagem gastronômica. A diversidade de frutas e comidas típicas também agrada qualquer viajante. Pelas ruas de pedra é possível comprar frutas frescas que dão um colorido a mais para quem faz o caminho a pé. Geralmente elas são servidas pelas mulheres de vestidos coloridos, as “palenqueras”, que embelezam a cidade com seus trajes típicos.

Ir para Cartagena das Índias significa obrigatoriamente ter que experimentar um dos pratos tradicionais como o que é servido com peixe, salada, arroz de coco e patacones. Esse prato também pode ser acompanhado por uma sopa de peixes com aipim e a refrescante limonada de coco.

Cartagena
Crédito: Jézica BrunoIlhas privadas ficam próximas de Cartagena

Para quem desejar se aventurar pelas águas do Caribe colombiano ainda é possível fazer uma visita às ilhas vizinhas da cidade. As praias nessas ilhas se destacam quando comparadas com as de Cartagena.

O Arquipélago de Rosário concentra 27 ilhas que podem ser acessadas em uma viagem de cerca de uma hora de barco. Muitas vezes essa viagem pode ser bastante aventurosa devido às fortes ondas encontradas pelo caminho.

Cartagena
Crédito: Jézica BrunoPasseio na Ilha de San Pedro Majagua

Para os destemidos, esse pode ser apenas mais um capítulo a ser contado sobre a viagem ao encantador Caribe colombiano que mantém a sua história intacta até hoje.

Por Jézica Bruno

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
6
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
7
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …
8
01:31
Como tirar ou renovar passaporte?
Tem dúvidas sobre o procedimento necessário para emitir seu passaporte? Saiba por onde começar com as nossas dicas. Mais informações sobre …