Vespa, a história de um ícone italiano

A Vespa é um dos símbolos da Itália

Fazer uma road trip pela Costa Amalfitana ou da Sicília faz parte do imaginário de muita gente. Agora já pensou percorrer este belo pedaço da Itália com uma Vespa?

O veículo é um ícone intemporal que tem meio século de vida e que ainda hoje representa o “Made in Italy” no mundo.

A Vespa é um ícone italiano
Créditos: Divulgação
A Vespa é um ícone italiano

Com suas linhas suaves e essenciais e sua funcionalidade perfeita, é o resultado de uma revolução tecnológica que literalmente mudou o conceito de mobilidade em meados do século passado.

A Vespa nasceu da reunião de dois grandes homens, Enrico Piaggio, empresário qualificado e Corradino D’Ascanio, brilhante designer. Tornou-se a scooter mais difundida no mundo. Sua história é a de um ícone italiano que corre paralelo à história do país desde o período pós-guerra até hoje.

A Vespa tornou-se a scooter mais famosa do mundo
Créditos: alexandro900/iStock
A Vespa tornou-se a scooter mais famosa do mundo

Veículo extravagante

Na primavera de 1946, um pequeno e extravagante veículo de duas rodas foi apresentado. Um veículo prático e econômico, projetado especialmente para freelancers e mulheres, que podem finalmente andar de moto com uma saia e sem lama e óleo.

Modelo com as tradicionais cores da bandeira italiana
Créditos: Museo Piaggio
Modelo com as tradicionais cores da bandeira italiana

Inicialmente foi chamado de Pato Donald, mas Enrico Piaggio, vendo isso, disse: “Parece uma vespa. E a Vespa será: 80 mil liras para um sonho de liberdade a 60 quilômetros por hora”.

A marca desde a sua criação na produção estava muito atenta à comunicação do produto. O primeiro cartaz publicitário, em 1946, retrata uma mulher andando de patinete; é uma mulher trabalhadora. É definitivamente uma mensagem antecipatória, num país onde as mulheres acabaram de votar pela primeira vez.

Mas é o cinema que decreta seu sucesso definitivo. A Vespa se torna em poucos anos o símbolo da Itália do pós-guerra e aparece em muitos filmes e cartões postais da Itália. Em particular, o filme ‘Roman Holiday’, de William Wyler, estrelado por Audrey Hepburn e Gregory Peck, que cruza a capital em uma Vespa branca inesquecível, em 1953, se transforma em um verdadeiro spot publicitário para o fabricante.

O Museu Piaggio tem mais de 250 modelos de Vespa e outros veículos
Créditos: Museo Piaggio
O Museu Piaggio tem mais de 250 modelos de Vespa e outros veículos

Nenhum turista está imune à possibilidade de alugar mesmo que apenas por um dia os míticos duas rodas para mergulhar no charme da Cidade Eterna ou pelas inesquecíveis Costa Amalfitana e costas da Sicília.

Para os amantes e simpatizantes é possível participar de encontros desportivos com direito a Vespa, especialmente durante o verão, e então conhecer estradas secundárias e cenários variados.

Para os muitos fãs que estão no coração da Toscana, norte-ocidental, perto de Pisa e não muito longe de Florença, o Museu Piaggio di Pontedera é uma experiência inesquecível.

O museu conta com um acervo de mais de 250 veículos, em especial uma coleção de Vespa de diferentes épocas.

Museo Piaggio

Onde: Viale R. Piaggio, 7 Pontedera
Horário: de terça a sábado , das 10h às 18h (somente com hora marcada)
Quanto: 30 (para grupos de 1 a 10 pessoas + 3 euros cada para grupos com mais de 10 pessoas)
Informações: museo@museopiaggio.it