Viagem de motorhome pela Flórida:roteiro de 10 dias com dicas e gastos

Eduardo e Gustavo contam como foi a experiência de viajar de motorhome e se hospedar em um dos poucos campings pé na areia para essas casas sobre rodas

Por: Redação

Depois de dez dias viajando de motorhome pela Flórida para conhecer as praias da Florida (EUA) até a costa do golfo do México, o Eduardo e Gustavo, do @economizei_viajei, contam como foi a experiência e compartilha dicas de roteiro, gastos, planejamento e como você pode alugar um motorhome!

 ***

Como bons praieiros decidimos nos aventurar pelas praias da Flórida à costa do golfo do México. Escolhemos a Flórida por ser um estado com praias lindas, de águas claras e mornas, e também por ser fácil para dirigir (graças as boas rodovias), já que era a nossa primeira vez dirigindo um motorhome.

Crédito: Arquivo pessoalEduardo e Gustavo com o motorhome que viajaram por dez dias pela vosta da Flórida

Para realizar este feito, começamos a procurar algumas agências especializadas em locação de motorhome. Na busca do Google encontramos algumas locadoras e começamos a fazer a nossa cotação buscando melhores preços.

De todas, a que nos chamou mais atenção foi a @MotorhomeTrips, principalmente por estarem com um valor mais em conta do que o próprio site de locação de motorhome nos Estados Unidos, a Cruise America. Desde o primeiro contato eles foram super claros em relação a todos os custos que teríamos e o que precisaríamos para fazer a viagem do jeito que queríamos. Além também do próprio site ser bem intuitivo e dispor de bastante informação, o que nos agradou bastante.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Du e Gu de Viagem 🧳📍🌍 (@economizei_viajei) em

Desde o primeiro contato eles foram super claros em relação a todos os custos que teríamos e o que precisaríamos para fazer a viagem do jeito que queríamos. Além também do próprio site ser bem intuitivo e dispor de bastante informação, o que nos agradou bastante.

Após entrarmos em contato pedindo um orçamento para 10 dias de viagem de motorhome na Flórida, eles nos enviaram todas as informações necessárias, desde os gastos que teríamos para a locação, as taxas, e os valores que precisaríamos pagar na retirada o veículo. Sem letras miúdas de rodapé.

Uma coisa que gostamos bastante foi a facilidade em efetuar o pagamento, o valor nos foi passado em dólar, mas a todo momento eles nos deixaram ciente do valor em reais após a conversão. E pasmem, é possível até mesmo parcelar o valor!

Vale ficar atento às taxas do seu cartão de crédito para efetuar o pagamento. Após finalizarmos todas as burocracias, chegamos na Flórida e fomos em busca do nosso motorhome. Nesse post você pode ver como fazer para alugar o seu motorhome.

Das praias da Flórida à costa do golfo do México

Fizemos um pré roteiro utilizando o app RV Parky, nele você pode montar todo o seu roteiro, obter informações de camping e planejar a distância a ser percorrida, nos ajudou muito!

Desde o início queríamos visitar as praias da Flórida à costa do golfo do México, então bolamos uma estratégia para ir subindo sentido o norte da Flórida conhecendo as praias e depois descer sentido o sul, até chegar em Key West.

* DIA 1

Nossa primeira parada foi em Palm Beach, passamos duas noites no estacionamento do Walmart. Como saímos tarde da locadora e tomamos muito tempo comprando comida no mercado, praticamente não deu para aproveitar o dia, então decidimos por ficar mais uma noite para conhecer a praia de Palm Beach.

Crédito: Arquivo pessoalPalm beach onde estacionamos

O endereço do Walmart que ficamos: 4375 Belvedere Rd, West Palm Beach (No app do RV Parky diz que não pode pernoitar, mas na verdade não tivemos nenhum problema em passar a noite lá, eles permitiram numa boa).

Lá fizemos nossa primeira compra de supermercado e gastamos menos que 130 dólares e compramos comida para durar a viagem inteira. Incluindo café da manhã, almoço, janta e algumas besteirinhas pra comer durante o dia.

DIA 2

Crédito: Arquivo pessoalAinda em Palm beach na praia

No dia seguinte fomos até a praia com o motorhome, como fomos cedo, encontramos vários parkings disponíveis em frente à praia. É preciso pagar 2 dólares por hora para estacionar! Nem pense em não pagar, a multa será muito maior do que pagar por algumas horinhas estacionados em frente à praia. Gastamos 12 dólares e ficamos 6 horas. Cozinhamos por lá mesmo.

Estacionamos o RV exatamente aqui: 100 Royal Palm Way, Palm Beach, 33480.

No final do dia voltamos para o Walmart e passamos a segunda noite.

DIA 3

Depois de conhecermos West Palm Beach, subimos até Melbourne para conhecer as praias da região. Infelizmente o tempo não ajudou muito pois fez bastante frio, e também não conseguimos ficar no camping que havíamos planejado porque não tinha mais vaga disponível, como já estávamos precisando fazer a manutenção do motorhome (abastecer de água e esvaziar os reservatórios), encontramos um parque estadual onde também não havia vagas parar pernoitar, mas que tinha “dumpstation” para esvaziar o reservatório e água para abastecer o nosso tanque. O nome do lugar é Wickham Park.

Crédito: Arquivo pessoalEm Melbourne, na Flórida

Com a manutenção feita, fomos passar a noite numa Cracker Barrel (as Cracker Barrel, são restaurantes que ficam nas rodovias onde você pode pernoitar sem pagar nada, é uma dica muito valiosa para quem quer economizar). O aplicativo RV Parky mostra a maioria das Crackers na Flórida, mas se preferir pode buscar no Google que aparece também.

Endereço da Cracker que ficamos: 1175 Palm Bay Rd. Melbourne, Florida

DIA 4

Na manhã seguinte o tempo deu uma melhorada e resolvemos seguir em direção a Tampa. Fomos conhecer o parque Busch Gardens.

Crédito: Arquivo pessoalBusch Gardens comendo Turkey por 12 dólares

Compramos os ingressos ainda no Brasil com a RCA Turismo, encontramos valores bem mais em conta do que se fossemos comprar no dia da visita. Pagamos R$ 446 por cada ingresso e ainda foi possível parcelar o valor! Depois de um dia bem divertido dormimos em outra Cracker

Neste endereço: 3125, Cove Bend Dr. Tampa, Florida

DIA 5

No dia seguinte seguimos em direção a Siesta Key, nosso plano era ficar em um camping para fazer a manutenção do motorhome, porém chegamos lá e também não tinha vaga. A moça que nos recebeu foi super gentil e nos deu uma lista com vários endereços para que pudéssemos escolher onde pernoitar ou simplesmente abastecer o motorhome.

Crédito: Arquivo pessoalNa praia em Tamiam

Encontramos o Oscar Scherer State Park, abastecemos e seguimos viagem. Nesse parque você pode pernoitar pagando 68 dólares. O endereço é 1843 S Tamiami Trail, Osprey, FL 34229

Nós não pernoitamos neste parque, como estava cedo e o tempo estava bom, decidimos ir para à praia. Seguindo o GPS encontramos a Nokomis Beach, e para nossa felicidade estacionamento é público! Paramos o nosso RV lá e passamos o dia inteiro, fomos os últimos a sair de lá. Nokomis Beach Public Park 990 S Casei Key Rd.

Depois de um dia inteiro de praia fomos em direção de mais uma Cracker para passar a noite, a esta altura já estamos descendo a Flórida pelas praias do Golfo, e nessa época do ano demos sorte de ver pôr do sol cair no mar todos os dias.

Endereço da Cracker que passamos a noite:  445 Commercial Ct, Venice, FL 34292

DIA 6

No sexto dia fomos para o famoso camping Red Coconut, um dos poucos campings pé na areia para motorhome dos Estados Unidos. Como a nossa tentativa se ficar em outros dois campings foi falha, esse se tornou o nosso primeiro camping. De certa forma o fato de não ficarmos nos campings que havíamos planejados fez com que economizássemos mais, o que foi ótimo pois tivemos que pagar 84 dólares para ficar 1 dia no Red Coconut.

Crédito: Arquivo pessoalNo Red Coconut camping na areia para motorhome

O camping é muito lindo, um visual incrível com vários motorhome na beira da praia, coisa que só se vê em filme. E o pôr do sol caindo no mar deixou tudo mais incrível. E finalmente pudemos também lavar as nossas roupas pois no camping tinha Laundry e pagamos apenas 2 dólares para lavar e sacar as nossas roupas e toalhas.

E as vantagens de ficar em um camping é que você pode usar a água sem se preocupar em acabar pois você pode conectar a mangueira de água e usar diretamente do camping. Os reservatórios a mesma coisa. Na sua vaga terá sempre uma dumpstation.

O site do Red Coconut para fazer sua reserva: www.redcoconut.com.

DIA 7

Depois de um dia de descanso no camping e abastecer nosso motorhome, estávamos prontos para seguir estrada novamente. E a nossa parada dessa vez foi em Naples Beach. Saímos do Red Coconut e descemos mais um pouco sentido sul.

Crédito: Arquivo pessoalOnde estacionamos em Naples

Chegando em Naples não foi nada fácil para estacionar. Rodamos uns 40 minutos para encontrar uma vaga. Estávamos perto do Píer de Naples, mas todos os Parkings estavam cheios, então paramos alguns quarteirões para dentro e conseguimos uma vaga numa rua cheia de restaurantes, todos lá ficavam nos olhando cozinhar nosso macarrão de praia enquanto almoçavam uns pratos chiques. Foi cômico.

O endereço do lugar que estacionamos de graça: 462 Fifth Ave S, Naples, Flórida 34102

Uma coisa legal do motorhome é que você pode solicitar para a galera do @motorhome_trips, as cadeiras de praia junto. Nós pagamos 11 dólares por cada uma para a viagem em inteira. Como eles não tinham guarda sol disponível, resolvemos comprar no Walmart, pagamos apenas 10 dólares. Vale muito a pena se você for fazer um roteiro de praias.

Vale lembrar que o motorhome também tem a opção de alugar o kit cozinha e o kit pessoal, vem toalhas, utensílios de cozinha, panela, prato, definitivamente uma mão na roda. Uma opção que algumas pessoas fazem é comprar esses utensílios no Walmart. Nós escolhemos os Kits pois são muito bons e vem completinho, no final verás que vale a pena.

Agora voltando a falar do nosso roteiro… Depois que saímos de Naples tentamos parar em Marco Island mas assim que chegamos no estacionamento, uma fiscal nos pediu para sair pois não podia RV naquele lugar, então decidimos seguir viagem.

Procuramos um lugar para pernoitar e como seguiríamos pra Key West no dia seguinte, fomos dormir numa Cracker bem ao sul de Miami.

DIA 8

Na manhã seguinte fomos para a tão famosa Key West. Definitivamente a estrada é linda como todos falam. Rodamos 200 km em umas 3 horas. Daria para fazer em menos tempo, porém a velocidade é reduzida para evitar acidentes. Por ser uma rodovia achamos o limite de velocidade baixo, mas isso é só um detalhe.

Crédito: Arquivo pessoalNo camping Key west

Em Key West tivemos que desembolsar 147 dólares para o camping. Ficamos no Boyd’s Campground. O camping é sensacional, tem até uma piscina que é aquecida e você pode usar até as 23h.

No dia que chegamos demos sorte de ter rolado uma festa a noite com hambúrguer, bolo e sorvete de graça, o que fez valer o nosso investimento para ficar lá.

DIA 9

Depois de uma noite bem divertida, abastecemos novamente nosso Motorhome e seguimos viagem. Tentamos ir até a ponta de Key West porém lá você não pode estacionar o RV em lugar nenhum. Nem tentem pois no próprio site estadual de Key West eles aconselham a você deixar seu RV no camping e ir de Uber para o centrinho.

Crédito: Arquivo pessoalEm State Park

No caminho de volta encontramos um State park e resolvemos parar e conhecer. Tivemos que pagar a entrada mas foi apenas 6 dólares para os dois. O parque é bem equipado, pode entrar com RV, tem mesas de piquenique e até grelha para churrasqueira. Vale a pena conhecer. Infelizmente você não pode passar a noite lá mas se estiver com tempo, não deixe de passar lá. O endereço é: Long Key State Park, só jogar no Google que ele te dá a rota a partir de onde estiver, é facinho.

Depois de passar o dia neste parque fomos em direção a nossa última cracker, escolhemos um cracker próximo ao local de devolução do motorhome pois o horário para devolver o RV é bem cedo. Então esteja por perto de nada de percorrer viagens longas e cansativas. Os maiores índices de acidentes com motorhome são no dia da entrega. Então vale ficar atento.

DIA 10

Depois de dormimos na cracker mais próxima da locadora, acordamos cedo, começamos a arrumar as nossas coisas e fomos atrás de abastecer o motorhome para devolvê-lo como pegamos.

Crédito: Arquivo pessoalDia de entrega do Motorhome

Encontramos uma “propane station”, pagamos 18 dólares para encher, depois pagamos mais 10 dólares para usar a “dumpstation” de um camping. Passamos no posto, abastecemos 65 dólares para completar o tanque e fomos em direção à locadora. Lá eles fizeram um check list conferiram tudo e logo nos liberaram, foi supertranquilo.

Principais gastos

Supermercado – US$ 195
Gasolina – US$ 260
Camping – US$ 231
Dumpstation – US$ 25,90
Gás propano – US$ 18,50
Guarda sol – US$ 10
Aluguel 2 cadeiras – US$ 22
Gastos no parque – US$ 16,50
Lavanderia – US$ 4
Transporte – US$ 80
Extra (souvenir) – US$ 30
Aluguel motorhome – US$ 1.100
Aéreo p/ 2 pessoas – R$ 4.700
Total em dólar: US$  1.992,90