Viagem do bem: um fim de semana perfeito no Rio de Janeiro

Por Eduardo Cordeiro, da Garupa

Uma pousadinha cheia de charme. Um passeio guiado por um museu a céu aberto, entre pinturas e grafites. Tudo isso em plena zona sul do Rio de Janeiro, entre Ipanema e Copacabana. Tudo isso com vistas espetaculares do mais espetacular destino do país.

O Tiki Hostel, no alto do Morro do Cantagalo, e seu “vizinho” Museu da Favela, entre as comunidades Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, formam a dobradinha perfeita para um fim de semana –ou um feriado!– no Rio de Janeiro. Um fim de semana entre dois ótimos exemplos de turismo de base comunitária.

Um passeio guiado por um museu a céu aberto, entre pinturas e grafites

O “hostel” do nome não define bem o que a hospedagem entrega. Os dez quartos acomodam até três pessoas em cama de casal ou de solteiro –não há quartos coletivos. Na decoração, o que chama atenção são os móveis e materiais reciclados, garimpados dos ferros-velhos da região, e o grafite que dá cor e identidade à construção em meio às casas da comunidade do Cantagalo.

A ideia é que você se sinta em casa nessa “hospedagem do bem”, que foi construída com a ajuda dos moradores e emprega mão de obra local, dando oportunidade aos jovens da região.

A pousadinha pode ser o ponto de partida para outra experiência única: um passeio pelo Museu da Favela, circuito de grafites que conta a história da formação das favelas cariocas desde as primeiras ocupações feitas por ex-escravos, no início do século 20.

Criado por lideranças das comunidades do Rio, o Museu movimenta a economia de pequenos empreendimentos, contribui para a quebra de estereótipos sobre os morros da cidade, valoriza as tradições culturais locais e investe na capacitação de seus moradores.

No roteiro, grafites e pinturas são a atração principal, com um plus: mirantes naturais com vistas para as praias de Ipanema, Leblon e Copacabana, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Corcovado, o Parque Nacional da Tijuca… Imperdível.

Tiki Hostel

Rua Nova Brasilia 22, Cantagalo, tel. (21) 2523-6008, www.tikihostel.com.br. Diárias a partir de R$ 90 (para duas pessoas)

Museu da Favela

O passeio dura cerca de três horas e acontece todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, às 10h e às 14h. Agendamento: www.museudefavela.org

Texto publicado originalmente no site da Garupa em 07/04/2017

***

Viajar pode fazer mais. Por você e pelos lugares que visita. Este é o lema da Associação Garupa, Organização Social de Interesse Público (OSCIP) que trabalha com o turismo sustentável como ferramenta para promover distribuição de renda e preservação de riquezas naturais e culturais do Brasil. A Garupa atua no apoio a comunidades e iniciativas em três frentes: por meio de consultoria para campanhas de crowdfunding, da realização de Expedições Garupa ou da divulgação de experiências sustentáveis através do Guia do Brasil Autêntico.