Últimas notícias:

Loading...

Viajando pelo mundo: lugares em que é fundamental saber o idioma

Saber frases básicas pode ser fundamental para se comunicar em alguns países

Sites de tradução simultânea podem até dar uma ajuda em viagens internacionais, mas saber frases básicas de outro idioma pode ser fundamental para se comunicar em alguns países.

Com tantos aplicativos disponíveis para fazer traduções em tempo real, muitos viajantes deixaram de considerar o idioma uma barreira na hora de se comunicar.

BRASILEIROS PODEM ENTRAR EM MAIS DE 150 PAÍSES SEM VISTO; CONFIRA

Por mais que esses recursos sejam de grande ajuda, em alguns países do mundo saber o básico da língua pode fazer toda a diferença para uma experiência mais agradável.

Entender algumas palavras do idioma do país visitado é fundamental

Se você está planejando sua próxima viagem de férias, confira se o seu destino está na lista dos países em que é fundamental saber algumas palavras do idioma para aproveitar mais o passeio, seja no momento da imigração, ao pedir um prato no restaurante ou solicitar informações com um morador.

França

Muita gente acredita que por ser um país extremamente turístico todos os hotéis e restaurantes estão preparados para falar inglês sempre que o turista precisar. A verdade é que o povo francês tem muito orgulho de seu idioma, o que faz com que muitos estabelecimentos não façam questão de atender os clientes em outras línguas, especialmente se a visita for para uma cidade menor do que a capital.

Antes de embarcar para a França, vale estudar as palavras principais do idioma do país

Antes de embarcar para a França, vale estudar as palavras principais do idioma do país. Uma boa dica é fazer aulas pelo app da Babbel de curso de francês, um dos aplicativos do segmento com melhor avaliação dos usuários. Além disso, saiba que o francês é o segundo idioma mais falado do mundo, o que faz com que esse aprendizado possa se transformar em uma vantagem profissional.

Rússia

Um país histórico, com uma cultura única e pontos turísticos impactantes: não é à toa que cada vez mais brasileiros colocam a Rússia como destino dos sonhos. Entretanto, esse é um país em que o idioma é completamente diferente do nosso, e mais do que isso, não dá abertura para a entrada do inglês por questões diplomáticas ao longo dos anos entre os países.

Dependendo da região da Rússia que se pretende visitar, pode ser necessário contratar um guia

Diferente do português, que deriva do latim, o russo é uma língua eslava, da família linguística indo-europeia, só este “pequeno detalhe” faz com que seja difícil encontrar palavras semelhantes entre elas. Em muitos lugares, não há ninguém disponível para conversar em outra língua e nem sempre os aplicativos de tradução simultânea funcionam corretamente.

Dependendo da região da Rússia que se pretende visitar, pode ser necessário contratar um guia que fale o idioma de sua preferência para compreender todos os detalhes.

Turquia

Seja pelos incríveis voos de balão na Capadócia ou pela modernidade da capital Ancara, a Turquia tem despertado a curiosidade dos viajantes – tanto que de 2017 para 2018 houve crescimento de 58% no número de brasileiros que viajam para as terras turcas. Por aqui, saber o básico do idioma também é interessante, entretanto, o motivo é outro.

Conhecer um pouco do idioma turco ajuda na hora de entender o que está sendo cobrado

Ainda que, no geral, a Turquia tenha bons índices de segurança, muitos turistas relatam casos de “golpes” em negociações nos mercados das grandes cidades, os chamados bazares. Conhecer um pouco do idioma ajuda na hora de entender o que está sendo cobrado e até propor outros valores. O turco é um idioma bastante peculiar porque faz parte da família da língua Altaica, que engloba também línguas da Mongólia, Manchúria, Tungusic, Coreia e Japão.

Japão

O japonês é um idioma muito distante do português, tanto na língua escrita quanto na língua falada. O sentido das palavras é diferente, assim como os caracteres e há a ausência de determinados fonemas. Para dificultar ainda mais, em algumas cidades nem mesmo descrições em inglês são apresentadas para ajudar os turistas.

Da mesma forma que acontece com o idioma russo, nem sempre as traduções online funcionam corretamente quando a língua é tão distinta. É claro que você vai precisar dedicar boas horas de estudos diárias se quiser conquistar a fluência no japonês, mas é possível aprender algumas palavras em um curto período de tempo, como frases cortesia, cumprimento e utilidades como direções e pedidos em restaurantes.

Nem sempre as traduções online funcionam corretamente quando a língua é tão distinta, como o japonês

Aprender um idioma tem outros benefícios

Por mais que seu aprendizado comece para “se virar” em uma viagem, saiba que aprender um idioma tem outros benefícios. Vários estudos apontam que os riscos de ter Alzheimer ou demência diminuem para aqueles que falam dois idiomas ou mais.

Além disso, falar outra língua é importante para o mercado de trabalho, seja para ter melhor remuneração ou para buscar uma nova vaga. Não faltam bons motivos para começar a estudar outra língua.

Em parceria com eurodemand

Compartilhe:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário eurodemand

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.