Saúde mental: quais os sinais de alerta e como acolher pessoas que precisam de ajuda

Irritabilidade, agressividade desproporcional, dificuldade de concentração, quedas significativas de produtividade, insegurança, isolamento, baixa-autoestima. Esse são apenas alguns dos sintomas que podem indicar que as coisas não estão bem.

No vídeo, a psicóloga e professora do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Tânia Cristina Silva Barbieri, explica que alguns transtornos mentais, como a depressão, muitas vezes se manifestam de forma silenciosa, mas algumas reações, quando interpretadas de forma conjunta, devem ligar o sinal de alerta.

Buscar ajuda é a melhor forma de evitar que um problema menor se transforme em um furação. E falar pode ser um santo remédio.

Como as pessoas ao redor de um indivíduo com transtorno mental podem auxilia-lo no processo de recuperação? Sobre isso, a psicóloga indica o acolhimento. Tânia destaca a importância do indivíduo contar com uma rede de apoio, que pode ser formada por amigos e familiares, com olhos e ouvidos atenciosos.

Confira no vídeo todos os detalhes desse papo sobre saúde mental.