Últimas notícias:

Loading...

Artista daltônico faz painel de grafite na Câmara de Ribeirão Pires

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação

A Câmara Municipal de Ribeirão Pires recebeu um painel de grafite do artista Claudio Martucci nesta quarta-feira (01/12). Esse poderia até ser um fato corriqueiro do nosso cotidiano e passar despercebido não fosse o fato do artista ser daltônico. Isso mesmo. Parece uma ironia, mas é verdade. O artista que ganha a vida com pinturas é incapaz de diferenciar as cores.

Claudio Martucci tem grau de daltonismo e conta com a ajuda da esposa para executar seus trabalhos. Foto: Alexandre Henrique / PMETRP.

Morador de Ribeirão Pires, Claudio Martucci é um artista consolidado no Brasil. A arte faz parte de sua vida há mais de 20 anos. Hoje, além de painéis artísticos, faz fachadas de lojas e painéis para empresas, trabalhos que considera ser o seu “carro chefe”. “Eu comecei a impôr o meu trabalho. Como eu desenho muito bem, hoje eu consigo reproduzir tudo o que o cliente me pede, mas sempre aplicando meu estilo e personalidade nas criações”, explica Claudio.

Daltonismo – Martucci é daltônico, condição muito comum, que atinge cerca de 2 milhões de pessoas no país. Geralmente é hereditária, com mais casos em homens que mulheres. Quem sofre de daltonismo é incapaz ou tem diminuição da capacidade de ver a cor ou perceber as diferenças de cor em condições normais de iluminação. Mesmo com essa limitação, é através das cores e formas geométricas que o artista se expressa, grafitando no estilo Art Pop. “Meu trabalho é familiar, eu tenho ajuda da minha esposa, Adriana, para finalizar a combinação de cores. Eu faço o layout no computador e, por ter o nome das cores, consigo montar todo o desenho”, conta Claudio sobre seu processo de criação.

O painel da Câmara Municipal já foi finalizado e pode ser apreciado por quem passar pela Rua Virgílio Gola, 40.

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram

Compartilhe: