Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira celebra 20 anos com programação cultural diversificada

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Em comemoração aos 20 anos da Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira, em Diadema será realizado, entre os dias 10 e 14 de junho, grande festa envolvendo muita dança, cinema, literatura e fotografia. As atividades acontecerão no equipamento cultural localizado na Vila Nogueira e será aberto ao público.

A bibliotecária do equipamento, Angelina dos Santos, explica a importância de conservar pontos culturais com serviços de acessibilidade. “A preservação e o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos é fundamental quando pensamos em uma sociedade cada vez mais inclusiva e acessível”, afirma.

“É esse investimento que nos torna referência no atendimento às pessoas com deficiência no município e região, não apenas por ofertar um espaço com acesso personalizado, mas, principalmente, por proporcionar um ambiente em que a inclusão e o bem-estar andam juntos”, complementa Angelina.

 
Nos dias 11 e 13 de junho será exibido o filme “O Milagre de Anne Sullivan” e outros curtas-metragens, com tradução e interpretação em Libras.

No dia 12 de junho, o Sarau Junino recebe escritores e artistas para recitar suas poesias, contos e cantar suas músicas ou mostrar outras habilidades culturais.  Dia 14 serão realizadas mesas redondas, clubes de leitura e debates sobre a evolução da Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira, aproveitando o acervo literário presente no local.

Histórico

A Biblioteca Nogueira surgiu, em 1992, como uma sala no Centro Cultural Nogueira e, como um diferencial, recebeu o acervo em Braille já existente na Biblioteca Olíria Campos Barros. Em 2001, o Centro de Atenção À Inclusão Social (CAIS) da Secretaria de Educação de Diadema recebeu um prêmio por sua atuação na área pedagógica com as pessoas com deficiência. Essa vitória deu origem à criação de uma Biblioteca Braille localizada na Vila Nogueira, por conta da proximidade à linha de trólebus e, consequentemente, ao fácil acesso da população.

O prédio antigo foi demolido e ampliado para 440m². Em 16 de junho de 2004 foi inaugurado e vem atuando na prestação de serviços para o público portador de deficiências, por meio de eventos ligados à literatura e às oficinas culturais. Em 2023, a Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira foi eleita o equipamento cultural mais acessível entre 34 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Programação:

10/06 – Segunda feira

9h – Abertura da exposição fotográfica “BIIN de perto”
14h – Clubinho de Leitura

11/06 – Terça-feira

9h, 10h30, 13h30 e às 15h – Sessão pipoca: Filme “O milagre de Anne Sullivan”

12/06 – Quarta-feira

14h – Sarau BIIN junino

13/06 – Quinta–feira

10h e 13h30 – Sessão pipoca para crianças – filme com tradução e interpretação em Libras

14/06 – Sexta–feira

9h – Exibição de vídeo-depoimento dos frequentadores da BIIN

10h – Mesa-redonda: “Da biblioteca ramal à Biblioteca Interativa” – com Prof. Dr. Edmir Perrotti e Profa. Dra. Ivete Pieruccini (ECA-USP), mediação de Sônia Bertolani

13h30 – Apresentação artística com oficinandos de Libras
14h – Relato de Experiência: “Dos livros a formação de multiplicadores” – com Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos, mediação de Angelita Garcia

15h – “Bibliotecas e Acessibilidade cultural: avanços e desafios além do livro”, com Mariana Oliveira Arantes (Roteiro Cultural Acessível), participação do GT FEBAB Bibliotecas Inclusivas, mediação de Angelita Garcia

16h – Confraternização com bolo de aniversário

Serviço

Aniversário de 20 anos da Biblioteca Interativa de Inclusão Vila Nogueira
De 10 a 14 de junho
Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira
Rua Bernardo Lobo, 263, Vila Nogueira