‘Crianceiras’ transforma poemas de Manoel de Barros em canções

Musical tem 50% de desconto na Catraca Livre; saiba mais no texto

Por: Redação
Até de de
Sábado
– 16h
Preço: Comprar
R$80 (inteira)
50% na inteira
Local: Teatro-D
R. João Cachoeira, 899 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04535-013, Brasil
Mais informações:
Telefone: (21) 2265-9933
Site: http://www.funarte.gov.br/espaco-cultural/teatro-cacilda-becker/

Pensando em aproximar as crianças do universo artístico e literário do poeta Manoel de Barros, o musical Crianceiras comemora 8 anos em cartaz. As quatro novas apresentações acontecem no Teatro-D, entre os dias 7 e 28 de março, aos sábados, sempre às 16h. No palco, o espetáculo do músico Márcio de Camillo transforma poemas desse grande autor brasileiro em canções.

Os ingressos custam R$ 80, mas apresentando esta matéria na bilheteria, leitores Catraca Livre e VilaMundo garantem 50% de desconto. A promoção vale para todas as apresentações da temporada, mas é limitada a 50 ingressos por dia, então chegue cedo para garantir o seu.

Crédito: Mario CastelloHá oito anos em cartaz, Crianceiras transforma poemas de Manoel de Barros em canções para crianças

A adaptação teatral do espetáculo é assinada por Luiz André Cherubini (do Grupo Sobrevento); as ilustrações por Martha Barros (filha do poeta), as animações por Josué Júnior e Andréa Senise; e a cenografia e figurinos por Telumi Hellen. Em cena, ainda estão os atores João Bresser e Driely Palácio; os músicos Márcio De Camillo, Nath Calan e Tiago Sormani; e o VJ Paulo Higa.

O projeto utiliza metalinguagens que despertam a curiosidade e o amor pelo mundo das artes. “Crianceiras Manoel de Barros” tem ainda CD gravado, seguindo a ideia original do compositor, de aproximar a própria filha pequena da poesia, e, também, do desejo de homenagear a obra de um dos maiores poetas brasileiros, que inclusive, acompanhou a musicalização. Manoel de Barros foi vizinho e amigo de Márcio.

Crédito: Mario CastelloEspetáculo é idealizado por Márcio de Camillo, tem direção teatral de Luiz André Cherubini (do Grupo Sobrevento) e ilustrações de Martha Barros (a filha do poeta)

Desde 2012, quando foi indicado ao “Prêmio de Música Brasileira”, na categoria de ‘Melhor Álbum Infantil’, as faixas do CD ganharam videoclipes pelo canal Gloob, o que tornou a obra ainda mais presente no cotidiano das crianças. Ainda naquele ano, Márcio estreou o espetáculo cênico musical, concebido a partir do primeiro CD, e dirigido por Luiz André Cherubini, um dos fundadores do Grupo Sobrevento, especializado em teatro de animação. O espetáculo vem percorrendo o Brasil inteiro ao longo desses oito anos.

O primeiro CD também rendeu um aplicativo com conteúdo educativo disponível para download gratuito. Tanto os CDs, como o musical e App, possuem um grande viés educativo e têm sido cada vez mais utilizados por professores e educadores como ferramenta pedagógica para aproximar seus alunos e educandos de obras literárias de importantíssimo valor para a cultura brasileira. Ensina poesia e literatura de um jeito divertido, sem subestimar os pequenos, valorizando-os plenos e capazes de compreender poesia. Até porque toda criança nasce meio poeta. Pais, mães e educadores sabem bem disso!