Em nova exposição, Pró-Memória retrata cenas cotidianas do passado

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Uma imersão ao dia a dia da São Caetano do Sul de décadas atrás. Este é o tema da exposição Cenas do Cotidiano da Cidade realizada pela Fundação Pró-Memória no Espaço do Forno e que terá abertura na próxima sexta-feira (17/9) às 18h com transmissão ao vivo pelo Facebook da instituição.

Regina Pasiani Morelato em foto tirada na cozinha de sua casa (Foto: Acervo/FPMSCS)
Créditos: Foto: Acervo/FPMSCS)
Regina Pasiani Morelato em foto tirada na cozinha de sua casa (Foto: Acervo/FPMSCS)

Na mostra, são apresentadas em suas variadas dimensões, minúcias e multiplicidades as cenas da rotina de outrora. Nas imagens contempladas, moradores aparecem em momentos comuns em seus respectivos contextos domésticos, de trabalho, de lazer e de fé. Nelas, o público e o privado entrelaçam-se simbioticamente, revelando as riquezas que emolduram o ordinário na conjuntura de uma urbe que crescia a cargo de suas indústrias, comércios e dos esforços de sua gente.

Em diálogo com essas referências iconográficas, objetos do acervo do Museu Histórico Municipal completam a mostra, representando, a partir dos significados da cultura material, os modos de apropriação do corriqueiro e do habitual no dia a dia da vida citadina, ao longo de alguns períodos do século passado.

Cenas do Cotidiano da Cidade tem visitação livre e gratuita e vai até o dia 28 de janeiro de 2022. O Espaço do Forno está situado na praça de mesmo nome com acesso pela Rua Casemiro de Abreu, no Espaço Cerâmica. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 10h às 16h e o local atende a todos os protocolos sanitários de segurança.

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram