Festa da Música no Maranhão faz resgate da memória musical

Por: Redação

A Festa da Música no Maranhão – FMM19 tem a sua primeira edição confirmada. De 20 a 22 de novembro, o evento celebra a semana da música no estado. Além de difundir e fortalecer a cadeia produtiva da música, a festa quer integrar o setor, reconhecer trabalhos e iniciativas e manter viva a memória musical do Maranhão.

O “Prêmio Papete” marca a abertura oficial da festa, que inclui na programação oficinas, feira da música e shows. A FMM19 tem o patrocínio da Equatorial Energia Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Maranhão, com a realização da Time Projetos e Eventos e a produção da Interart Produção Criativa.

Crédito: VERUSKA OLIVEIRA Alexandra Nícolas participa de show com Orquestra Guajajaras e outros artistas

Programação

  • Oficinas de Música

A programação tem início dia 20, dia da consciência negra às 8h30, no Estaleiro Escola (Sítio Tamancão), com as oficinas de “Ritmos Afros”, ministrada por instrutores do Grupo Gdam, e “Fabricação de Eco-Instrumentos”, com o professor de música e luthier Ricardo Wayland. As oficinas contemplarão os jovens das comunidades do Sítio Tamancão, Alto da Esperança e Residencial Ana Jansen.

  • Prêmio Papete

A FMM19 homenageia in memoriam Papete, cantor, compositor e músico maranhense que deixou um grande legado ao colocar seu nome em prêmio que reconhece quem fez e faz acontecer a música.

Já no dia 21, acontece oficialmente, a abertura da FMM19, às 20h, no Blue Tree Towers São Luís, no Calhau, para convidados. Na ocasião, serão homenageados artistas, grupos e instituições com o Prêmio Papete – artista maranhense que deixou um grande legado – um reconhecimento de quem fez e faz a música acontecer.

A escolha dos indicados foi o resultado do trabalho minucioso da equipe de curadoria da FMM19 formada por Josias Sobrinho (cantor, compositor e produtor cultural); Gilberto Mineiro (jornalista, pesquisador, crítico musical, diretor do Teatro João do Vale e apresentador do programa “Cia. da Música” da Rádio Universidade FM) e Pedro Sobrinho (jornalista, DJ e apresentador do programa “Plugado” da Mirante FM). A noite contará com o “Show da FMM19”, com a Orquestra Guajajaras e convidados.

O mesmo show, que reúne artistas de diferentes gerações será apresentado no dia seguinte, na Praça Nauro Machado. Nomes como Zé Américo Bastos, Tribo de Jah, Gerson da Conceição (in memoriam), Patativa, Maestro Nonato (in memoriam), Betto Pereira, César Nascimento, além do “Festival BR135” e programas “Santo de Casa” (Rádio Universidade FM) e “MPM” (Rádio Mirante FM) estão na lista de homenageados.

Crédito: Mariana RochaCésar Nascimento
  • Feira da Música

A programação continua na sexta (22), no dia dedicado ao músico e a música, na Praça Nauro Machado, com a Feira da Música, a partir das 9h. Serão estandes com lançamentos de artistas e serviço de registro de música pela Biblioteca Nacional, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite; exposição do músico e artista plástico Betto Pereira; mostras da Escola de Música Lilah Lisboa e Maple Bear São Luís, além da Vila do Chorinho, uma praça temática de alimentação. A programação contará com apresentações musicais variadas, incluindo a Banda Filarmônica do Estaleiro Escola,  grupo Cantinho do Choro, Forró do Mel, Sexteto Musicar (SESC), Kadu Ribeiro e banda, grupo musical da Maple Bear São Luís, entre outros.

  • Encontro de Músicos

Um bate-papo sobre produção, arranjo e carreira acontecerá no Anfiteatro Betto Bittencourt, às 16h, com o maestro, arranjador e acordeonista, Zé Américo Bastos, seguido de uma “Jam Session”.

  • Noite da Música

A noite será encerrada com uma grande festa, a partir das 18h, na Praça Nauro Machado. Quem comanda a abertura é o Aconselho_Djs formado por Lucas Neiva, Caio Jordan e Eric Felix, seguido do  Bloco Afro Gdam e do “Show da FMM19”com a Orquestra Guajajaras e os artistas César Nascimento, Betto Pereira, Fauzi Beydoun, Anastácia Lia, Andrea Frazão, Alexandra Nícolas, Zé Olhinho (Boi de Santa Fé) e Regiane Araújo. O show de Fauzi Beydoun e banda encerrará o evento com grandes clássicos da Tribo de Jah.

Compartilhe: