Quartum Crescente estreia nesta sexta o espetáculo ‘Tan ta caraca tica, que pastelão’

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Com 36 anos de atuação no cenário cultural da Região do Grande ABC a Companhia de Teatro Quartum Crescente estreia nesta sexta-feira (09/07) às 20h o espetáculo ‘Tan ta caraca tica, que pastelão’. A peça será transmitida no canal do Youtube do Grupo  e une o universo da commedia dell’arte com a cultura popular brasileira. Texto e direção de Ronaldo Morais e no elenco  Allan Teixeira, Ideni Maria, Jason Martins e Tito Nascimento.

Peça cômica narra as aventuras e desventuras de Arlequino e Briguella. Foto: Divulgação Quartum Crescente.
Créditos: Foto: Divulgação Quartum Crescente.
Peça cômica narra as aventuras e desventuras de Arlequino e Briguella. Foto: Divulgação Quartum Crescente.

A montagem cômica narra as aventuras e desventuras de Arlequino e Briguella, osndois personagens precisam utilizar a sua astúcia e esperteza para resolver um grande problema que se passa em seus estômagos: a fome! Fazendo com isso uma grande confusão entre Ballanzone (pasteleiro) e Pasquella (sua mulher).

Nesta dramaturgia a ênfase recai na fome e na desigualdade social, um dos principais problemas sociais do Brasil, bem como nas formas criativas que a população encontra para superá-la.

Esta montagem será apresentada de uma forma diferente. “Há alguns anos buscamos envolver os moradores onde possuímos nossa sede.  Por conta da pandemia tivemos que nos reinventar e fazer com que as pessoas participassem deste processo dentro de suas casas, então tivemos a ideia de gravar o espetáculo em forma de curta-metragem. O que foi um processo rico pois podemos levar o espetáculo de uma outra forma à comunidade, já que há quase um ano e meio os teatros estão fechados”, afirma Ronaldo Morais – diretor do espetáculo e fundador do grupo.

A nova montagem da companhia de teatro tem dramaturgia própria, trilha sonora inédita e foi contemplada no ProAC  (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Prefeitura de Mauá.

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram