Últimas notícias:

Loading...

Santo André recebe drive-thru sustentável para descarte de resíduos eletroeletrônicos e lâmpadas

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação

Para comemorar o Mês do Meio Ambiente, o Paço Municipal de Santo André recebe na sexta (04/06) e no sábado (05/06) a segunda edição do ‘Drive-thru sustentável’ para descarte de resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias usadas. A novidade desta edição é que os moradores poderão também realizar o descarte de lâmpadas fluorescentes velhas. A ação ocorre das 9h às 16h.

Crédito: Foto: Divulgação_PSAMunícipes poderão descartar celulares, computadores, cabos, impressoras, eletrodomésticos e eletroportáteis em geral, ferramentas elétricas, além de lâmpadas, pilhas e baterias. Foto: Divulgação_PSA.

A ação é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), pela Green Eletron e pela Reciclus, entidades gestoras sem fins lucrativos da logística reversa de produtos eletroeletrônicos, pilhas e lâmpadas no Brasil, com o objetivo de fomentar a reciclagem correta destes resíduos, sensibilizando a população.

Os munícipes poderão descartar seus produtos elétricos e eletrônicos de uso doméstico que já não possuem mais utilidade, como celulares, computadores, cabos, impressoras, eletrodomésticos e eletroportáteis em geral, ferramentas elétricas, além de lâmpadas, pilhas e baterias já gastas.

Como no ano passado, o formato drive-thru foi adotado em razão da pandemia do novo coronavírus e os moradores não precisarão sair do carro para fazer a entrega. “A primeira edição do drive-thru sustentável, que já contava com a parceria da Green Eletron, superou as nossas expectativas, sendo que mais de 600 moradores passaram pelo ponto de coleta especial, totalizando oito toneladas de equipamentos eletrônicos destinados à reciclagem. Devido ao sucesso, decidimos repetir a ação e buscamos também a parceria da Reciclus, para que os munícipes possam, ainda, descartar lâmpadas”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

O ponto de coleta ficará localizado na baia de táxis, em frente à sede da OAB (avenida Portugal, na altura do número 233 – Centro), e funcionará nos dois dias, das 9h às 16h. Além desse ponto temporário, Santo André conta hoje com outros nove coletores de eletroeletrônicos fixos disponibilizados pela Green Eletron, além de 14 pontos de coleta de lâmpadas, disponibilizados pela Reciclus. A relação completa está disponível no site da Green Eletron (www.greeneletron.org.br/localizador).

Em Santo André, além dos postos de coleta da Green Eletron, o Semasa também recebe resíduos eletroeletrônicos para descarte nas 21 Estações de Coleta da autarquia. A relação completa dos ecopontos está disponível em http://bit.ly/EstacoesColeta.

Serviço
Drive-thru sustentável
Dias: 4 e 5/6
Horário: 9h às 16h
Local: Avenida Portugal, na altura do número 233 – Centro (baia de táxis, em frente à sede da OAB)

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram

Compartilhe: