Lina do Carmo apresenta a coreografia “Viajante da Luz” no Teatro de Dança

De 1 a 3 de outubro o Teatro de Dança recebe a bailarina e coreógrafa brasileira Lina do Carmo que apresenta o espetáculo “Viajante da luz”. A entrada é R$ 4.

O público terá a oportunidade de conferir uma co-produção Brasil-Alemanha, genuína viagem que adentra o universo estranho da cultura dos Maias. Em cinco cenas, Lina incorpora o viajante, memorizando este mundo de mistérios. A viagem ocorre através e na luz, – e ela torna-se a Luz. O corpo transforma-se num corpo planetário, conectado com a natureza mais interna do “Ser” e seu todo.

A coreografia explora o contexto energético da fisicidade simbólica através de contrastes cromáticos na linguagem dos movimentos, embuidos por ritmos surpreendentes, sons e projeções videográficas.

A bailaraina e coreógrafa entra em cena portando um grande turbante de cor branca, um pedaço de pano em torno de seus quadris, e o corpo pintado. E assim ela se entrega a uma espécie de ritual, inspirada na gênesis da cultura dos Maias – movimentando-se até alcançar a mais poderosa vibração. Em alta intensidade, Lina do Carmo mostra um domínio corporal surpreendente.

Viajante da Luz comunica a consonância entre o poder do movimento e a harmonia da vida, entre a terra e a consciência galática e indica o estágio seguinte da evolução humana. Traz uma tipologia que esboça a complexidade dos ciclos astronômicos. E como isto se relaciona com formas de experiências longínquas, fica enraizada profundamente na riqueza existencial do inconsciente humano, no conhecimento em torno de si-mesmo e do cosmos. O espetáculo de Lina do Carmo nos conduz para uma identidade além de fronteiras culturais.

Por Redação