Caronas e bicicletas podem resolver o problema do trânsito na Berrini

Por: Redação

O uso de bicicletas e um programa de caronas podem ser a solução para o problema do trânsito na avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, um dos centros de negócios mais movimentados da cidade. Há quem demore de 10 a 15 minutos só para sair do estacionamento. Dá para imaginar a concentração de carros, dióxido de carbono e stress na região.

Divulgação
Pegada Berrini

Esse contexto inspirou uma parceria entre a empresa Green Mobility, a Secretaria Municipal do Verde do Meio Ambiente, a construtora Obracil e empresas privadas das redondezas, que resultou na criação da Ação Pegada Berrini. O projeto tem como objetivo criar e pôr em prática de forma colaborativa soluções para melhorar a mobilidade urbana e diminuir o impacto ecológico da avenida.

As propostas para a região serão apresentadas num evento no dia 13 de dezembro, seguido de um Flash Mob. O encontro terá participação da Green Mobility, representando o ativismo, da Secretaria do Verde, falando em nome da prefeitura, e da construtora Obracil, que abraçou o projeto desde o princípio e representa os interesses das empresas privadas.

Bike Anjo

Para quem quer adotar a bike como meio de transporte e estilo de vida, mas tem medo ou não conhece os melhores percursos, a solução é chamar um Bike Anjo. É assim que pessoas como o gestor ambiental João Paulo Amaral se autodefinem. Ele tem 24 anos e quando não está dando consultorias para projetos como o Pegada Berrini, relacionados à mobilidade e às mudanças climáticas, investe no cicloativismo.

Divulgação
Bike Anjo

Quando é chamado, João Paulo vai até a casa da pessoa e a ajuda a traçar a melhor rota para que ela faça de bike os deslocamentos que normalmente faria de carro. Se for preciso, ainda acompanha o iniciante em suas primeiras tentativas. “Mas isso não é um serviço, eu não cobro por isso, faço porque acredito no poder transformador dessa mudança”, esclarece.

Mão na Roda

Uma dica deste Bike Anjo para os interessados na adoção da bicicleta como locomoção e estilo de vida é o Mão na Roda. O encontro reúne ciclistas para uma troca de idéias sobre mecânica e outros assuntos relacionados ao dia a dia de quem anda de bike. Ali também é possível realizar pequenos reparos ou aperfeiçoar o desempenho da sua bicicleta. A reunião acontece todas as quintas feiras, das 18h às 22h, no Espaço Contraponto, na Rua Medeiros de Albuquerque, 55, na Vila Madalena, zona oeste.

www.ciclocidade.org.br/mao-na-roda

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.