Festival de Inverno de Paranapiacaba promove edição online

Artistas locais preparam apresentações incríveis e gratuitas ao longo de dois dias de evento. Veja que legal:

Nos dias

31/07 - 01/08

2021

A partir das 13h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

O friozinho indica a chegada de vários eventos bacanas. Um deles é o Festival de Inverno de Paranapiacaba, que acontece online nos dias 31 de julho e 1º de agosto, a partir das 13h. É uma verdadeira maratona cultural, perfeita para diversos tipos de público!

Paranapiacaba realiza seu tradicional festival de inverno, mas de maneira online
Créditos: Angelo Baima/PMSA
Paranapiacaba realiza seu tradicional festival de inverno, mas de maneira online

Você assiste a todas as atrações pelo canal do YouTube e pelo Facebook da Prefeitura de Santo André. São muitas horas de música brasileira, espetáculos circenses, apresentações de orquestras, homenagens à Paranapiacaba, espetáculos teatrais e de dança, contação de histórias, workshops e muito mais! Confira a programação completa neste link.

Com tantas atividades assim, talvez seja difícil decidir o que acompanhar. Por isso, fizemos alguns destaques, só para você ter um gostinho de como está estruturado esse evento único. Atenção: o Festival de Inverno de Paranapiacaba é composto por vários blocos, que mudam a cada duas horas.

Para começar essa festança, às 13h do dia 31, tem o forró pé de serra de Juliana Lima e Trio beijo de Moça; o rap de Arnaldo Tifu; a canção da Banda CUJAH sobre a pandemia de Covid-19; e a apresentação da artista circense Dani Maimoni, com seu instrumento inusitado feito com garrafas plásticas e materiais de reuso!

Clique aqui e ajude a Catraca Livre a criar a melhor plataforma de passeios e eventos para curtir em SP!

Quem curte dança urbana pode contar com o vídeo poesia “Da Terra Ao Céu”, da T.F.Style Cia de Dança, trabalho que nasceu durante os tempos pandêmicos.

A atração integra o segundo bloco do dia 31, que começa às 15h e segue recheado de coisas boas, como o soul da banda Grooves & Afins, a contação de histórias de Paula Knoll e uma canção de Amauri Falabella em homenagem ao livro “Grande Sertão: Veredas”, obra máxima de Guimarães Rosa.

Amantes de gastronomia, têm um workshop perfeito para vocês no bloco das 17h! O chef Alê Oshiro ensina a fazer um baião de dois com a fruta que se tornou símbolo de Paranapiacaba: o cambuci! A receita também envolve a planta Ora Pro Nobis. O público também tem a chance de contemplar a obra “Saira Viuva”, do grafiteiro Sted, representando o pássaro homônimo.

Mais tarde, às 19h, alguns dos destaques são as apresentações do Coro da Cidade cantando Adoniran Barbosa, da Orquestra Sinfônica de Santo André interpretando o clássico “Adio Noninõ”, de Astor Piazzolla, e a abertura da ópera “Orfeu e Eurídice”, de W. C. Gluck, também com a sinfônica da cidade.

O domingão, dia 1º de agosto, também está animado. No bloco das 13h, o Paiasso Juneko Leleko conta a história de Paranapiacaba de maneira leve e divertida. Além disso, o Messias Gingaê, do Grupo Gingaê Camará, faz uma apresentação única de capoeira… Sem contar as várias atrações musicais para colocar todo mundo para dançar!

Já às 15h, o Circolartes relembra lendas que os moradores de Paranapiacaba costumam cantar. Também tem muito rock com a banda autoral Decreto Sem Lei e o metal do grupo Anthares, além de outras atrações imperdíveis.

Uma performance inusitada acontece no bloco das 17h. Fabio Kidesh, conhecido por explorar a música clássica indiana há seis anos, apresenta a canção “Raga”. Por fim, às 19h, a Orquestra Sinfônica de Santo André prepara uma série de músicas para aquecer o coração dos espectadores.

Ufa! Os artistas da região do ABCDMRR garantem um fim de semana muito especial em meio a esse tempinho tão gelado! E olha que só demos uma pequena mostra de tudo o que está previsto na 20ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba. Lembre-se: para saber de toda a programação, acesse o site oficial do evento.

Coloque na agenda estes outros eventos bacanas que também acontecem online: