Mate a saudade do Farol Santander em um belo tour virtual 💚

Além das instalações desse prédio maravilhoso, você pode conferir duas exposições imersivas!

Por: Redação

Todos os dias

24h

Ai ai.. Quanta saudade de visitar o Farol Santander e dar aquele rolezinho lindo pelo Centrão de SP! Enquanto ainda temos que cumprir a quaretena, você pode lembrar com carinho desse amado centro cultural neste tour virtual a oito andares desse edifício histórico, com toda a segurança do seu lar.

tour virtual Farol Santander
Crédito: Natã Romualdo - PexelsFarol Santander é uma parada obrigatória em SP!

Conheça o prédio histórico

Por que não começar o tour virtual pelo térreo do Farol Santander? Lá no hall você pode contemplar o famoso lustre de 13 metros de altura, que pesa mais de uma tonelada! 😮

Farol Santander
Crédito: Divulgação/Farol SantanderEsse lustre tem 13 metros de altura e mais de uma tonelada!

Ao seguir para o 2º andar, você confere o Espaço Memória, que foi tombado pelo Patrimônio Histórico. Lá há uma experiência imersiva em um ambiente virtual, na qual o público pode conhecer o processo de construção do edifício e sua relação com a história da cidade.

Já pensou como seria uma agência bancária no final dos anos de 1940? O 3º andar do Farol Santander te mostra um pouquinho como funcionava esse ambiente. É possível ver objetos antigos como calculadoras, cadernetas, fichas de atendimentos e documentos gerais.

Farol Santander
Crédito: Renato Suzuki/divulgaçãoNo Espaço Memória, você conhece um pouquinho da história desse edifício histórico

No 4º andar, você pode contemplar a obra “Vista”, criada pelo artista contemporâneo Vik Muniz com mais de 20 toneladas de sucata produzidas na reforma do próprio edifício. O trabalho reproduz de diferentes ângulos a vista do mirante.

E no 5ª andar, você visita as salas da presidência, diretoria e corredores do antigo banco Banespa, que ainda preservam o pesado mobiliário feito artesanalmente pelo Liceu de Artes e Ofício. Também é possível contemplar retratos de todos os presidentes dessa instituição.

Farol Santander
Crédito: Renato Suzuki/divulgaçãoNessa exposição permanente, você confere quem foram todos os presidentes do banco

Uma das vistas mais bonitas de SP, o Mirante do 26º Andar do Farol Santander ainda pode ser visitado nesse tour virtual.

Exposições imersivas

O ponto alto do passeio são duas exposições incríveis de arte imersiva. Ocupando o 22º andar, a mostra “Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee”, apresenta o universo onírico dessa artista sul-coreana.

Devaneios
Crédito: Divulgação/Farol SantanderNesta exposição imersiva, conheça o universo dos devaneios da artista sul-coreana de JeeYoung Lee

Na visita virtual, é possível circular pelas instalações “The Panic Room” (O Quarto do Pânico) e “My Chemical Romance” (Meu Romance Químico), além de conferir uma série de fotografias feitas pela artista.

Já a exposição “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz”, da artista visual croata Maja Petric, é uma instalação interativa que mostra uma nova visão do que é a arte digital.

Constelações
Crédito: Divulgação/site do Farol SantanderA exposição “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz”, da croata Maja Petric, mistura luzes interativas, inteligência artificial e som algorítmico

Em uma instalação que utiliza luz interativa, som algorítmico e inteligência artificial, cada pessoa que passa pela sala deixa seu rastro entre as estrelas. E à medida que os visitantes se movem pela galáxia, a luz é extraída de suas formas. É muito bonito!

Gostou do tour virtual pelo Farol Santander? Conheça mais programinhas para curtir em casa!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.