Mate a saudade do Farol Santander em um belo tour virtual ūüíö

Al√©m das instala√ß√Ķes desse pr√©dio maravilhoso, voc√™ pode conferir duas exposi√ß√Ķes imersivas!

Todos os dias

24h

Ai ai.. Quanta saudade de visitar o Farol Santander e dar aquele rolezinho lindo pelo Centrão de SP! Enquanto ainda temos que cumprir a quaretena, você pode lembrar com carinho desse amado centro cultural neste tour virtual a oito andares desse edifício histórico, com toda a segurança do seu lar.

tour virtual Farol Santander
Crédito: Natã Romualdo - PexelsFarol Santander é uma parada obrigatória em SP!

Conheça o prédio histórico

Por que n√£o come√ßar o tour virtual pelo t√©rreo do Farol Santander? L√° no hall voc√™ pode contemplar o famoso lustre de 13 metros de altura, que pesa mais de uma tonelada! ūüėģ

Farol Santander
Crédito: Divulgação/Farol SantanderEsse lustre tem 13 metros de altura e mais de uma tonelada!

Ao seguir para o 2¬ļ andar, voc√™ confere o Espa√ßo Mem√≥ria, que foi tombado pelo Patrim√īnio Hist√≥rico. L√° h√° uma experi√™ncia imersiva em um ambiente virtual, na qual o p√ļblico pode conhecer o processo de constru√ß√£o do edif√≠cio e sua rela√ß√£o com a hist√≥ria da cidade.

J√° pensou como seria uma ag√™ncia banc√°ria no final dos anos de 1940? O 3¬ļ andar do Farol Santander te mostra um pouquinho como funcionava esse ambiente. √Č poss√≠vel ver objetos antigos como calculadoras, cadernetas, fichas de atendimentos e documentos gerais.

Farol Santander
Crédito: Renato Suzuki/divulgaçãoNo Espaço Memória, você conhece um pouquinho da história desse edifício histórico

No 4¬ļ andar, voc√™ pode contemplar a obra ‚ÄúVista‚ÄĚ, criada pelo artista contempor√Ęneo Vik Muniz com mais de 20 toneladas de sucata produzidas na reforma do pr√≥prio edif√≠cio. O trabalho reproduz de diferentes √Ęngulos a vista do mirante.

E no 5ª andar, você visita as salas da presidência, diretoria e corredores do antigo banco Banespa, que ainda preservam o pesado mobiliário feito artesanalmente pelo Liceu de Artes e Ofício. Também é possível contemplar retratos de todos os presidentes dessa instituição.

Farol Santander
Crédito: Renato Suzuki/divulgaçãoNessa exposição permanente, você confere quem foram todos os presidentes do banco

Uma das vistas mais bonitas de SP, o Mirante do 26¬ļ Andar do Farol Santander ainda pode ser visitado nesse tour virtual.

Exposi√ß√Ķes imersivas

O ponto alto do passeio s√£o duas exposi√ß√Ķes incr√≠veis de arte imersiva. Ocupando o 22¬ļ andar, a mostra ‚ÄúDevaneios ‚Äď Os Mundos de JeeYoung Lee‚ÄĚ, apresenta o universo on√≠rico dessa artista sul-coreana.

Devaneios
Crédito: Divulgação/Farol SantanderNesta exposição imersiva, conheça o universo dos devaneios da artista sul-coreana de JeeYoung Lee

Na visita virtual, √© poss√≠vel circular pelas instala√ß√Ķes ‚ÄúThe Panic Room‚ÄĚ (O Quarto do P√Ęnico) e ‚ÄúMy Chemical Romance‚ÄĚ (Meu Romance Qu√≠mico), al√©m de conferir uma s√©rie de fotografias feitas pela artista.

J√° a exposi√ß√£o ‚ÄúConstela√ß√£o ‚Äď Somos Todos Feitos de Luz‚ÄĚ, da artista visual croata Maja Petric, √© uma instala√ß√£o interativa que mostra uma nova vis√£o do que √© a arte digital.

Constela√ß√Ķes
Cr√©dito: Divulga√ß√£o/site do Farol SantanderA exposi√ß√£o ‚ÄúConstela√ß√£o ‚Äď Somos Todos Feitos de Luz‚ÄĚ, da croata Maja Petric, mistura luzes interativas, intelig√™ncia artificial e som algor√≠tmico

Em uma instala√ß√£o que utiliza luz interativa, som algor√≠tmico e intelig√™ncia artificial, cada pessoa que passa pela sala deixa seu rastro entre as estrelas. E √† medida que os visitantes se movem pela gal√°xia, a luz √© extra√≠da de suas formas. √Č muito bonito!

Gostou do tour virtual pelo Farol Santander? Conheça mais programinhas para curtir em casa!

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A F√°tica √© uma ag√™ncia de comunica√ß√£o especializada em produzir conte√ļdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.