Últimas notícias:

Loading...

Menino de 10 anos faz mais de 300 tipos de origami

Deixe um equipamento eletrônico e papéis para o japonês Noriman Mohd Noh, 10 anos, e ele não terá dúvidas na escolha. O menino pegará os pedaços recortados.

Como fazer barquinho de papel e outras dobraduras para passar o tempo

Fã de origami, ele se diverte transformando as folhas em obras de arte. Suas mãos criam animais, flores e carros a partir dos recortes.

O menino conheceu essa arte em 2013, por um amigo de seu pai. Seu primeiro desafio foi fazer uma garça de papel, também conhecida como tsuru – algo avançado para quem está começando.

O japonês Noriman Mohd Noh com os origamis que produz; Crédito: Glenn Guan -The Star
O japonês Noriman Mohd Noh com os origamis que produz; Crédito: Glenn Guan -The Star

“Há uma lenda japonesa que diz que, se você criar mil garças em um ano, seu desejo será concedido. Eu estava determinado a aprender a fazê-las. Enquanto alguns dizem que é difícil, eu consegui pegar o jeito rapidamente. A partir de então, desenvolvi um gosto para origami”, disse ele ao “The Star Online”.

Noriman ainda não fez os mil pássaros, mas, nesse período, aprendeu outras formas. No total, são mais de 300 projetos, como animais, entre peixes aves e répteis; flores, a exemplo de rosas, margaridas e camélias; e transportes, como carros aviões e barcos.

Suas criações estão expostas na sala de jantar de sua casa. Na parede de um corredor estão outros modelos, sempre em cores vibrantes.

Agora o jovem se dedica a aprender um tipo de origami 3D, em que peças triangulares são dobradas e empilhadas, formando belas esculturas. “Embora possa ser um desafio para criar alguns projetos, sempre me esforço para dominar novos padrões”, afirmou.

Exemplo de origami em 3D; crédito: divulgação
Exemplo de origami em 3D; crédito: divulgação

Em parceria com qsocial

Compartilhe:

Tags: #Arte