As melhores soluções sustentáveis
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Carro com pedal de bike é bicicleta ergométrica ao volante

Inventor saudita adaptou um modelo Audi A4 para que o motorista possa exercitar as pernas enquanto dirige

Os carros em geral são um convite motorizado ao sedentarismo, uma vez que praticamente não exigem esforço físico de seus condutores. Não era bem assim, contudo, na Idade da Pedra – ao menos no desenho animado dos Flintstones, em que Fred e Barney conduzem seus bólidos com a força das próprias pernas. Sendo assim, pode-se dizer que o criador do carro com pedal de bike não reinventou a roda, mas encontrou uma bela maneira de contribuir com a saúde do motorista.

O inventor do protótipo do FitCar PPV (Pedal Powered Vehicle, ou veículo alimentado por pedais) é o saudita Nasser Al Shawaf. Ele simplesmente adaptou um modelo Audi A4 ao substituir o pedal do acelerador por um mecanismo de pedal de bicicleta.

Al Shawaf teve a ideia do carro equipado com pedal de bike enquanto matutava sobre o tempo que perdia no trânsito – cerca de duas horas por dia – em seus deslocamentos a trabalho. Tempo esse que poderia ser mais bem gasto, por exemplo, em uma academia de ginástica.

O carro com pedal de bike é quase que uma academia de ginástica ao volante
Créditos: Reprodução/fit-car.net/
O carro com pedal de bike é quase que uma academia de ginástica ao volante

Assim, o saudita encontrou um meio de fazer exercício ao volante. Para tanto, conectou essa peça mesmo, o volante, ao mecanismo de pedal de bike.

A energia gerada pelas pedaladas do motorista gera um sinal que engata o acelerador do carro; assim, quanto mais rápido se pedala, mais velocidade o automóvel ganha.

O sistema permite ainda que o condutor pedale enquanto está parado no congestionamento, sem acionar o acelerador.

O freio do FitCar, por sua vez, é de mão, pois seria complicado adaptar ao modelo a função habitual de frenagem com o pé.

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Estrutura interna do carro com pedal de bike
Créditos: Reprodução/fit-car.net
Estrutura interna do carro com pedal de bike

A escolha do circuito de testes para o protótipo não poderia ser mais adequada: a cidade holandesa de Amsterdam, famosa pelo uso de bikes como meio de transporte.

É da Holanda, por sinal, um dos responsáveis pela engenharia do projeto, Oscar Brocades Zaalberg. Ele já sinaliza possibilidades futuras para o FitCar, como o desenvolvimento de um app para mensurar a quantidade de calorias queimadas pelo motorista. Ou mesmo uma forma de utilizar a energia gerada pelas pedaladas para a efetiva movimentação do veículo – e não só para o acionamento do acelerador.

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Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.