Triciclo de plástico reciclado é opção contra poluição de tráfego

Veículo foi TCC de Thomas Hoogewerf na Academia de Design de Eindhoven, na Holanda, e também ajuda a desafogar os aterros sanitários da Cidade do México

Por: Redação

Alguns o chamavam de tonguinha nos anos 1970. No cinema, ele ficou imortalizado como meio de locomoção de uma criança nos corredores do hotel de “O Iluminado”.

Agora, seu papel é o de proteger o ambiente contra o fantasma da poluição na Cidade do México. E, para tanto, passou a ser feito de um material sustentável. Apresentamos, então, o triciclo de plástico reciclado.

Ele foi projeto de conclusão de curso de Thomas Hoogewerf na Academia de Design de Eindhoven, na Holanda. E batizado de Better to Transport (melhor para transportar, na tradução livre do inglês).

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Hoogewerf uniu o útil ao agradável. De um lado, o trânsito pesado da Cidade do México pede soluções criativas e ambientalmente corretas para ser aliviado.

De outro, o mexicano é um grande consumidor de Coca-Cola, fazendo do país um dos maiores mercados consumidores da bebida no mundo. Assim, o descarte de garrafas PET também é grande por lá.

O projeto de triciclo de plástico reciclado é opção contra o tráfego pesado da Cidade do México
Crédito: Reprodução/Thomas HoogewerfO projeto de triciclo de plástico reciclado é opção contra o tráfego pesado da Cidade do México

A garrafa PET é um dos materiais usados para fazer o triciclo. Hoogewerf, por sinal, bolou um jeito de ampliar a quantidade utilizável de diversos tipos de lixo plástico em seu projeto.

O designer descobriu que prensar o plástico a altas temperaturas permite reciclar mesmo os componentes mais difíceis de manusear, lavar e separar.

Para montar

Por sua vez, as peças do triciclo de plástico reciclado são mecanicamente conectadas, o que o torna todo desmontável. Assim, aquelas que sofrerem algum tipo de dano poderão ser facilmente substituídas ou mesmo remodeladas. Isso também estreita os laços entre o fabricante do veículo e seu comprador.

O triciclo de plástico reciclado em exposição entre os projetos de conclusão de curso da Academia de Design de Eindhoven em 2018
Crédito: Reprodução/Thomas HoogewerfO triciclo de plástico reciclado em exposição entre os projetos de conclusão de curso da Academia de Design de Eindhoven em 2018

O triciclo possui ainda suportes metálicos, igualmente feitos de lixo.

“Espero muito atrair outros para continuar trabalhando neste projeto e desafiá-los quanto à reciclagem de plásticos e às colaborações de código aberto”, afirmou ele.

Hoogewerf é mesmo um cara sustentável. Tanto que se propôs a dividir o conhecimento de fabricação de seu triciclo de plástico reciclado.

Para tanto, disponibilizou para download na internet os projetos e o equipamento necessário para a produção do modelo. Incluiu ainda designs para adaptar o triciclo a diferentes ambientes e personalizá-lo de acordo com o gosto do freguês.

Leia também: Cadeira de rodas de grafeno quer ser a mais leve e forte de todas

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.

Compartilhe: