Adultização: menina de 3 anos faz tutorial de maquiagem

Imagem meramente ilustrativa

O Catraquinha fala com frequência sobre a necessidade de preservar a infância dos processos de adultização da criança.

Para isso, também é preciso proteger meninas e meninos da publicidade excessiva.  E a maquiagem é um produto comercializado, desde muito cedo, para o público infantil.

É consenso entre os pediatras e especialistas que é preciso dar tempo para as crianças serem crianças.  Faz parte da proteção à infância deixá-la livre de qualquer imposição de consumo, manipulações comerciais, adultização e outros abusos de naturezas diversas

Em um caso que aconteceu nos Estados Unidos, uma mãe enfrentou críticas de seguidores após tutoriais de maquiagem feitos por sua filha, Liriana, viralizarem na internet.

A página Liriana_Dilan no Instagram é recente. Lá, Suella posta fotos e vídeos de Liriana e seu filho mais novo, Dilan. Em alguns deles, a pequena aparece brincando de tutorais de maquiagem.

Com apenas 52 posts e quase 7 mil seguidores, a menina tem conquistado seguidores a cada nova foto ou video em que ela aparece usando cosméticos.

Todas as gravações são feitas pela mãe enquanto a menina brinca com seus produtos: blush, corretivos, rímel e batom. Segundo Suella, no começo ela só fazia os filmes para mostrar para a família. Até que outras pessoas se interessaram.

“Liriana faz sua própria maquiagem do começo ao fim. Eu só me sento e filmo enquanto ela faz tudo sozinha”, ela disse para o portal Yahoo Beauty. “Ela ama copiar tudo o que eu faço. Tudo, literalmente tudo tem a ver comigo:  as roupas, a maquiagem, o cabelo. É engraçado, ela é assim desde que tinha 1 ano e meio”.

Um dos tutoriais foi compartilhado pela maquiadora norte-americana Huda Kattan. A profissional  escreveu na legenda: “Oh Meu Deus! Ela é tão fofa”. Mas o vídeo causou indignação em algumas pessoas por causa da idade da menina. Ela tem apenas 3 anos.

Veja algumas das críticas abaixo:

“Muito nova para isso…pobres crianças, eles não sabem o que é uma infância real”.

‘Muito nova para fazer isso. Existem químicos tóxicos nessas maquiagens que ela esfrega diretor nos olhos. Onde estão seus pais?”.

“Ela precisa ter outros interesses como desenhar, nadar ou tocar piano para tirar a cabeça da maquiagem. Quando ela se tornar uma adolescente, aí sim ela pode ficar obcecada isso. Agora, deixe-a viver a infância, porque é um tempo que não volta mais. Por favor, não incentive seus pais a fazerem isso”.

Suella ficou assustada com as reações negativas. “No começo isso me incomodava. Especialmente quando Huda Beauty repostou o vídeo. Lendo os comentários eu senti vontade de me explicar, de dizer que nada do que estavam dizendo era verdade”.

A mãe conta que Liriana não se levanta pela manhã e vai se maquiar. Ela apenas adora brincar com isso de tempos em tempos. Suella diz não ver problemas porque “todas nós fizemos isso um dia”.

“Quando eu li pessoas dizendo que eu estava vendendo minha filha, tirando sua inocência ou fazendo com que ela não se ame sem maquiagem, fiquei perplexa. Eu não acho que uma mãe traria essa negatividade para suas crianças. É apenas uma diversão”, afirma.

Além disso, é preciso considerar também que o fato de a pequena já estar no Instagram tão cedo a coloca em contato numa série de publicidades dirigidas à crianças – a própria conta da menina faz propaganda da marca de maquiagem Huda Beauty.

Por isso, o Catraquinha acredita que discutir de que forma os pequenos desenvolvem a relação com o seu corpo é fundamental para evitar que a fase infantil seja atravessada por hábitos precoces, o que pode ser bastante nocivo.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Leia mais: