Animais podem ajudar a impedir suicídios

Setembro Amarelo: saiba mais sobre o suicídio e como preveni-lo

O girassol se tornou símbolo da campanha Setembro Amarelo
Créditos: Pinterest
O girassol se tornou símbolo da campanha Setembro Amarelo

Setembro é conhecido como o mês de prevenção ao suicídio, por meio da campanha Setembro Amarelo. O suicídio está entre as vinte principais causas de morte em todo o mundo e atinge, em média, 800 mil pessoas anualmente.

Apesar de ser um grave problema público, é possível evitá-lo. O Setembro Amarelo foi justamente criado, em 2015, como uma campanha para preveni-lo. O girassol se tornou símbolo da campanha, porque a flor sempre busca a luz do sol – mesmo quando ele está escondido atrás das nuvens.

RISCO DE SUICÍDIO: PREVENÇÃO, COMO IDENTIFICAR E ONDE BUSCAR AJUDA

É necessário estar sempre atento aos sinais que as pessoas próximas demonstram – como mudanças de comportamento, pensamentos negativos, isolamento, abandono de atividades. A depressão, que muitas vezes acaba em suicídio, pode ser tratada – e os animais domésticos podem desempenhar papéis muito importantes nisso.

Uma iniciativa nos Estados Unidos salva duas vidas com uma só ação: ex-soldados com desejo de desistir de suas vidas adotam cachorros que têm data marcada para morrer – animais que foram selecionados para terem uma morte induzida em abrigos, quando a lotação deixa o local sem espaço.

David Sharpe, ex-membro da Força Aérea Americana, abriu a ONG Companion for Heroes (Companheiros para Heróis) para dar uma vida nova aos animais e aos ex-soldados.

“Companheiros para Heróis fornece gratuitamente animais de companhia, obtidos a partir de abrigos ou resgates, para veteranos militares recuperarem os desafios psicológicos que sofreram durante os combates. Companheiros de Heróis serve de apoio ao tratamento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (PTSD), traumatismo crânio-encefálico (TCE) e outros desafios enfrentados pelos heróis de guerra e, além disso, colabora com a adoção de animais, muitos deles condenados à morte”, explica a página da ONG no Facebook.

Confira o final desta história e outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).

Em parceria com ANDA

Agência de Notícias de Direitos Animais e maior portal de notícias sobre animais do mundo.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário ANDA

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.