CVV lança vídeos para prevenir suicídio entre adolescentes

Material gratuito se propõe a diálogo aberto e sem preconceitos sobre o problema e inclui opiniões de especialistas no assunto

O suicídio entre adolescentes e jovens é uma questão séria de saúde no Brasil. Assim, é preciso falar sobre o assunto. Pensando em reduzir os crescentes índices desse tipo de ocorrência entre pessoas de 14 a 24 anos de idade, o CVV lançou três séries de vídeos com informações sobre o tema.

Risco de suicídio: prevenção, como identificar e onde buscar ajuda

O material produzido pelo CVV foi disponibilizado gratuitamente
Créditos: Reprodução/cvv.org.br
O material produzido pelo CVV foi disponibilizado gratuitamente

O material é livre e gratuito. E conta com o apoio da Unicef.

Por sinal, a ideia desses vídeos é fomentar o diálogo aberto e livre de tabus. Cada série foca um público específico.

A primeira é composta por seis vídeos de um minuto cada um. São direcionados para os jovens. Assim, apresentam depoimentos em primeira pessoa sobre problemas característicos dessa faixa etária que podem comprometer a saúde emocional. Entre eles, o uso de drogas, abuso sexual, discriminação e pressão por notas.

Outra série de seis vídeos se volta para pais e educadores. Neles, especialistas discutem sinais no comportamento que indicam a necessidade de prevenção. Também são abordadas os papeis da família e da escola nessa questão.

Por fim, há uma série com seis videoaulas, além de um guia em pdf, para a formação de facilitadores de grupos de apoio a sobreviventes do suicídio.

VOCÊ JÁ TEVE ESTRESSE OU DEPRESSÃO POR CAUSA DA UNIVERSIDADE?

Os vídeos produzidos pelo CVV para a prevenção do suicídio entre adolescentes e jovens contou com o apoio técnico de dois especialistas no assunto: Neury Botega, médico psiquiatra e professor da Unicamp, e Karen Scavacini, psicóloga e doutora pela USP. Ambos também são diretores da ABEPS – Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio.

Os materiais estão disponíveis no site e nas redes sociais do CVV.

Leia também: Ligação para prevenção de suicídio passa a ser gratuita no Brasil