Bolsonaro compara Brasil, Argentina e Suécia na luta contra coronavírus
Sem perceber, presidente admitiu que caminhar ao socialismo pode ser a melhor alternativa para se ter um menor número de mortos
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em sua já tradicional saidinha do Palácio do Alvorada, conversou com fãs e com imprensa na manhã desta quinta-feira, 14, e deu um tiro no próprio pé ao comparar o Brasil com a Argentina e a Suécia na luta contra o novo coronavírus.
Questionado por um jornalista sobre o que poderia explicar o fato de a Argentina ter um número menor de mortos pela covid-19 do que o Brasil, Bolsonaro respondeu: “É só você fazer a conta por milhão de habitantes, e talvez… [Bolsonaro balbucia alguma coisa]. Vamos falar da Suécia? A Suécia não fechou. Pronto. A Suécia não fechou. Você está defendendo… você entrou pra ideologia. Você pegou um país que tá caminhando pro socialismo”, disse o presidente.
Mas, vamos lá, Bolsonaro: quando fazemos as contas por milhão de habitantes, percebemos que a Argentina está em uma situação bem melhor que a nossa. E a Suécia, que não tomou nenhuma atitude para deixar o povo em quarentena, pior.
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
- Inter x Como: aposte na odd 4.00 para Lautaro Martinez marcar primeiro
- SP: 5 cidades com clima de romance para aquela viagem de casal
- Universidade de Dublin abre inscrições em programa de bolsas integrais
- 4 dicas essenciais para um bom home office
- 3 motivos para curtir a sua própria companhia
- 5 coisas para fazer quando a ansiedade bater
- 4 dicas de autocuidado com a saúde mental
- 3 tipos de meditação para dormir melhor
- Receitas de doces e salgados para você testar
- Cursos e plataformas online para estudar
- Agenda de lives para dançar e cantar no quarto
Segundo dados da Universidade Johns Hopkings, dos EUA, a situação é a seguinte: o Brasil tem 13.555 mortos pela covid-19, a Suécia tem 3.529 e a Argentina, 344.
Em números gerais, o Brasil tem 209,5 milhões de habitantes, a Suécia tem 10,23 milhões, e a Argentina, 44,49 milhões.
Com esses dados em mãos, basta tirar a média de óbitos por milhão de habitantes. O Brasil tem 64,7 mortos por milhão de habitantes; a Suécia tem 344,9 mortos por milhão de habitantes; e a Argentina tem 7,73 mortos por milhão de habitantes.
Ou seja, sem conhecimento algum da realidade no Brasil e no mundo, Bolsonaro admite que “caminhar rumo ao socialismo”, tal como ele acredita que a Argentina tem feito sob o comando do presidente kirchnerista, Alberto Fernández, garante ao país um menor taxa de letalidade com o novo coronavírus. Já seguir o padrão capitalista sueco, em que a quarentena é ignorada, garante uma maior mortalidade.
Para quem sempre demonizou o socialismo, até que foi um baita tiro no pé, não é mesmo?!