Bolsonaro leva tombo em inauguração de hospital em Goiás; veja vídeo

A unidade construída pelo governo federal em Águas Lindas de Goiás foi inaugurada mais de 40 dias após a conclusão das obras

05/06/2020 11:36

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) levou um tombo ao tropeçar em uma mangueira ao chegar para a inauguração do Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás, a cerca de 50 km de Brasília, na manhã desta-sexta-feira 5. Assista mais abaixo.

O presidente chegou de helicóptero acompanhado dos ministros Eduardo Pazuello (Saúde), Braga Netto (Casa Civil,) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia). Bolsonaro não usava máscara.

Presidente Jair Bolsonaro cai ao tropeçar em mangueira durante inauguração do Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás
Presidente Jair Bolsonaro cai ao tropeçar em mangueira durante inauguração do Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás - Reprodução/TV Globo

Construído pelo governo federal, ao custo de R$ 10 milhões, o HCamp tem capacidade para 200 leitos, mas começará a funcionar com 60 vagas, sendo 20 de UTI. Apenas pacientes encaminhados por outras unidades de saúde poderão dar entrada.

Segundo a Secretaria de Saúde de Goiás, a estrutura permite ampliar o número de leitos de UTI conforme a necessidade.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


O hospital de campanha dispõe de tomógrafo computadorizado e laboratório clínico para a realização de exames (análise clínica completa).

O acordo de cooperação entre os governos federal e de Goiás, segundo a Agência Brasil, prevê o funcionamento do HCamp por quatro meses, podendo ser prorrogado.

As obras do Hospital de Campanha de Águas Lindas, o primeiro construído pelo governo federal, foram concluídas no dia 23 de de abril. Porém, a administração da unidade só foi transferida para o governo de Goiás um mês depois.

Além da construção, o governo federal também vai arcar com o aluguel e manutenção da estrutura física. Já a Secretaria Estadual de Saúde é a responsável por organizar toda operação da unidade, fornecimento de insumos como medicamentos e equipamentos de proteção, além de todos os aparelhos médicos necessários.

O Entorno do Distrito Federal tem, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 1.145 casos confirmados e 39 mortos por covid-19.