Bruno Covas não está usando cloroquina para tratar covid-19, isso é fake news
O uso da cloroquina está liberado em SP desde 9 de abril, dois meses antes do prefeito testar positivo para covid-19
Uma fake news que circula pelas redes sociais afirma que o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), está usando cloroquina para se tratar do novo coronavírus e por isso, só agora, liberou o uso do medicamento nos hospitais da cidade.
Covas testou positivo para a doença após exames de rotina no dia 13 de junho. O prefeito segue isolado em casa sem sintomas da doença.
A notícia cita uma falsa entrevista de Bruno Covas à CNN Brasil em que ele, além da cloroquina, teria afirmado que estaria usando azitromicina para se curar da covid-19.
De acordo com o site Boatos.org, circula nas redes sociais três versões da fake news. Todas elas possuem erros de português e não citam fontes.
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
- Lista de serviços de acolhimento emocional à distância
- 3 motivos para curtir a sua própria companhia
- 5 dicas essenciais para os ansiosos de plantão
- 4 dicas de autocuidado com a saúde mental
- 3 tipos de meditação para dormir melhor
- Receitas de doces e salgados para você testar
- Cursos e plataformas online para estudar
- Agenda de lives para dançar e cantar no quarto
O uso da cloroquina está liberado na cidade de São Paulo desde 9 de abril, dois meses antes do prefeito Bruno Covas divulgar que testou positivo para a doença.
O uso da substância, no entanto,só é autorizado para pacientes internados e sob duas condições, quando houver prescrição do médico e desde que o uso seja autorizado formalmente pelo paciente ou por sua família.
Azitromicina
O prefeito revelou que está tomando o antibiótico azitromicina, frequentemente usado para tratar pacientes com infecções pelo coronavírus, receitado pelo médico dele.
Bruno Covas faz um tratamento de imunoterapia contra um câncer desde fevereiro. O prefeito vem sendo acompanhado por equipes médicas.