Carioca supera paulista em tempo gasto no trânsito

Pesquisa mostra que o tempo do deslocamento casa-trabalho já é maior na região metropolitana do Rio do que em SP – você já pensou em viver sem carro?

Um morador da região Metropolitana do Rio demora, em média, 50 minutos para ir de casa ao trabalho (ou vice-versa). Para fazer trajeto semelhante em São Paulo, o tempo é um pouco menor, de 47 minutos.

O trânsito na Região Metropolitana do Rio de Janeiro já faz com que o carioca demore mais para fazer o trajeto casa-trabalho do que o paulista.

Os dados são da “Série Estados Brasileiros – Estudos de Caso: Rio de Janeiro”, que será apresentada na segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Na publicação, especialistas analisam dados de 2003 a 2013 e apresentam propostas de melhorias não só para a mobilidade urbana do Rio, mas também para as áreas de educação, saúde, saneamento, meio ambiente e segurança.

Rio em obras

O estudo mostra, por exemplo, que, de 2007 a 2011, aumentos 28% o número de passageiros nos ônibus, 25% no metrô, 12% nos trens e 39% nas barcas. No mesmo período, por sua vez, o crescimento da frota de carros foi de 37%.

Na soma, tanto motoristas quanto usuários da rede pública de transporte estão infelizes com o trânsito – e o motivo são os transtornos causados pelas obras para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016.

SP sem carro

Cerca de 30% das pessoas que deixaram o carro na garagem para adotarem outro tipo de modal (ônibus, trem, metrô ou bicicleta) se desfazem do veículo entre o 1º e 24º mês. O dado faz parte da pesquisa publicada no guia “Como Viver em São Paulo sem Carro” e feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) em julho de 2014.

Segundo o guia, embora esse número esteja abaixo da metade, ele reflete uma mudança do comportamento das pessoas. Entre os que abandonaram o carro, 42% passaram a usar mais metrô e 35% mais ônibus, sendo que 8% se beneficiam dos dois tipos transportes.

Outro dado interessante é o de que 80% dos moradores da capital paulista acreditarem que o trânsito é a principal ou umas das principais causas de estresse na atualidade.