Ciclovia na Consolação tem 1 ciclista a cada 45s à noite

Na rua da Consolação, taxa de crescimento no total de ciclistas foi de 227% neste ano em relação a 2015

Por: Redação | Comunicar erro

Um levantamento do CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) divulgado nesta quinta-feira, dia 4, aponta que o volume de ciclistas no horário de pico noturno – das 18h às 20h – na ciclovia da rua da Consolação é de 1 a cada 45 segundos.

Segundo o estudo, houve uma taxa de crescimento de 227% no total de ciclistas neste ano em relação a 2015. A porcentagem de mulheres pedalando na via também subiu – de 12% naquele ano para 15% em 2017.

A principal diferença entre as duas contagens foi a implantação da ciclovia nos dois sentidos da via em janeiro de 2016, durante a gestão de Fernando Haddad (PT).

Sob ameaça

Os dados são apresentados num momento em que a gestão do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), estuda desativar a ciclovia da Consolação e criar uma ciclorrota alternativa.

Ciclovia na Consolação está sob ameaça

“Elas [ciclovias] estão sendo reestudadas, todas elas. Nós não vamos inibir as ciclovias nem a utilização de bicicletas, apenas fazer uma readequação, principalmente onde elas não podem ser utilizadas de forma segura, como é o caso da Rua da Consolação, e onde não há utilização de bicicletas. Nesses casos, elas deixarão de existir”, declarou o prefeito.

Em abril, o secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, disse que o trecho da ciclovia da Consolação no sentido da zona oeste em direção ao centro é perigoso para ciclistas por ser uma descida e ter a presença de estacionamentos e comércios nas imediações.

O secretário afirmou que procura uma via alternativa para quem costuma descer a Consolação, mas prometeu que tudo que for decidido sobre o assunto será dialogado com ativistas e prefeituras regionais.

Confira o estudo na íntegra aqui.

Veja também:

Compartilhe:

1 / 8
1
05:08
Ex-presidentes brasileiros que foram presos e você não sabia
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
2
04:04
Carlos Bolsonaro irrita Rodrigo Maia e complica Previdência
O vereador Carlos Bolsonaro (PSC) irritou o presidente da Câmara Rodrigo Maia com comentários críticos no Twitter. As alfinetadas gerou …
3
01:39
Marcela Temer vira alvo de comentários machistas na web
Após a prisão de Michel Temer pela Lava Jato do Rio de Janeiro, a ex-primeira-dama Marcela Temer virou alvo de …
4
53s
Operação Lava Jato prende ex-presidente Michel Temer
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
5
02:53
Suzano e Nova Zelândia: os impactos da exposição excessiva
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que o nome do atirador que matou 50 pessoas em uma mesquita em …
6
02:28
Posse de armas: Nova Zelândia dá exemplo de civilidade ao mundo
Após chocar o mundo nesta semana com o massacre de 50 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, a Nova Zelândia …
7
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …
8
02:25
Bolsonaro apoia a construção de muro entre EUA e México
Em viagem diplomática a Washington, o presidente Jair Bolsonaro disse apoiar a construção do muro na fronteira entre EUA e México, …