Ciclovia na Consolação tem 1 ciclista a cada 45s à noite

Na rua da Consolação, taxa de crescimento no total de ciclistas foi de 227% neste ano em relação a 2015

Por: Redação Comunicar erro

Um levantamento do CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) divulgado nesta quinta-feira, dia 4, aponta que o volume de ciclistas no horário de pico noturno – das 18h às 20h – na ciclovia da rua da Consolação é de 1 a cada 45 segundos.

Segundo o estudo, houve uma taxa de crescimento de 227% no total de ciclistas neste ano em relação a 2015. A porcentagem de mulheres pedalando na via também subiu – de 12% naquele ano para 15% em 2017.

A principal diferença entre as duas contagens foi a implantação da ciclovia nos dois sentidos da via em janeiro de 2016, durante a gestão de Fernando Haddad (PT).

Sob ameaça

Os dados são apresentados num momento em que a gestão do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), estuda desativar a ciclovia da Consolação e criar uma ciclorrota alternativa.

Ciclovia na Consolação está sob ameaça

“Elas [ciclovias] estão sendo reestudadas, todas elas. Nós não vamos inibir as ciclovias nem a utilização de bicicletas, apenas fazer uma readequação, principalmente onde elas não podem ser utilizadas de forma segura, como é o caso da Rua da Consolação, e onde não há utilização de bicicletas. Nesses casos, elas deixarão de existir”, declarou o prefeito.

Em abril, o secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, disse que o trecho da ciclovia da Consolação no sentido da zona oeste em direção ao centro é perigoso para ciclistas por ser uma descida e ter a presença de estacionamentos e comércios nas imediações.

O secretário afirmou que procura uma via alternativa para quem costuma descer a Consolação, mas prometeu que tudo que for decidido sobre o assunto será dialogado com ativistas e prefeituras regionais.

Confira o estudo na íntegra aqui.

Veja também:

Compartilhe:

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …