Ciclovia na Consolação tem 1 ciclista a cada 45s à noite

Na rua da Consolação, taxa de crescimento no total de ciclistas foi de 227% neste ano em relação a 2015

Por: Redação

Um levantamento do CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) divulgado nesta quinta-feira, dia 4, aponta que o volume de ciclistas no horário de pico noturno – das 18h às 20h – na ciclovia da rua da Consolação é de 1 a cada 45 segundos.

Segundo o estudo, houve uma taxa de crescimento de 227% no total de ciclistas neste ano em relação a 2015. A porcentagem de mulheres pedalando na via também subiu – de 12% naquele ano para 15% em 2017.

A principal diferença entre as duas contagens foi a implantação da ciclovia nos dois sentidos da via em janeiro de 2016, durante a gestão de Fernando Haddad (PT).

Sob ameaça

Os dados são apresentados num momento em que a gestão do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), estuda desativar a ciclovia da Consolação e criar uma ciclorrota alternativa.

Ciclovia na Consolação está sob ameaça

“Elas [ciclovias] estão sendo reestudadas, todas elas. Nós não vamos inibir as ciclovias nem a utilização de bicicletas, apenas fazer uma readequação, principalmente onde elas não podem ser utilizadas de forma segura, como é o caso da Rua da Consolação, e onde não há utilização de bicicletas. Nesses casos, elas deixarão de existir”, declarou o prefeito.

Em abril, o secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, disse que o trecho da ciclovia da Consolação no sentido da zona oeste em direção ao centro é perigoso para ciclistas por ser uma descida e ter a presença de estacionamentos e comércios nas imediações.

O secretário afirmou que procura uma via alternativa para quem costuma descer a Consolação, mas prometeu que tudo que for decidido sobre o assunto será dialogado com ativistas e prefeituras regionais.

Confira o estudo na íntegra aqui.

Veja também:

Compartilhe:

1
DPVAT e INSS: os impactos das medidas de Bolsonaro para a população
O presidente Jair Bolsonaro assinou duas medidas provisórias (MPs) que prometem mudar a vida dos brasileiros. O anúncio foi feito …
2
O retrato da violência doméstica no Brasil
Cerca de 13 mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil.  Em uma conta rápida, isso significa 4.750 mortes por …
3
O ambicioso plano de Paulo Guedes para a economia do Brasil
“Transformar o Estado Brasileiro” é o que pretende o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o pacote de ações que …
4
O que acontecerá com Lula e outros presos após a decisão do STF?
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu mudar o entendimento sobre a prisão de condenados em …
5
03:52
No Brasil, 13,5 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema
Dados da última edição da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, que analisa a qualidade de vida da população, mostra …
6
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …
7
16:46
Os melhores momentos de Janaína Paschoal no Roda Viva
Convidada do programa Roda Viva da última segunda-feira, 4, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) avaliou o atual cenário político …
8
05:28
Obstrução de Justiça pode gerar impeachment de Bolsonaro?
Em meio à polêmica envolvendo Jair Bolsonaro (PSL) no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, o deputado federal David …