Ciro Gomes cita fake news sobre governo Bolsonaro e causa na web

A citação imputada ao futuro ministro Paulo Guedes nunca existiu

Por: Redação Comunicar erro
ciro gomes, paulo guedes e jair bolsonaro
Crédito: Reprodução/TwitterCiro Gomes comete gafe histórico ao propagar fake news sobre Paulo Guedes, ministro do governo Bolsonaro

O ex-presidenciável Ciro Gomes, terceiro colocado na disputa pelo Planalto em 2019, que culminou na vitória de Jair Bolsonaro, acabou cometendo um equívoco e caiu em fake news envolvendo o nome do futuro ministro da Economia do país, Paulo Guedes.

Em entrevista ao jornalista Roberto D’Avila, da GloboNews, na última sexta-feira, 9, o ex-governador do Ceará disse que Guedes “quer privatizar o c* dos curiosos”, fazendo menção a um factoide criado por um perfil satírico do jornal Folha de S.Paulo no Twitter.

A declaração de Paulo Guedes nunca existiu. O que houve foi um tuíte da conta “Falha de S.Paulo”, que não tem qualquer ligação com a Folha, tampouco credibilidade. O perfil, inclusive, ironizou Ciro Gomes: “Esse povo esquece de olhar as fontes…”, tuitou.

Na ocasião, o pedetista pediu a palavra ao jornalista e questionou-o: “Posso dizer aqui uma coisa escatológica?”, após o consentimento do apresentador, ele reiterou: “Uma jornalista perguntou para ele (Paulo Guedes), quais eram as empresas prioritárias para privatização. Aí ele disse que ‘são aquelas desenvolvidas no c* dos curiosos’”, disse ele, em tom de seriedade.

Veja repercussão na web:

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …