Contra poluição, Alemanha vai testar transporte público gratuito

Bonn, Essen e Mannheim estão entre as cidades selecionadas para o período teste

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Getty ImagesA ideia é expandir o projeto piloto para todo o país

A Alemanha está planejando uma medida radical para diminuir o trânsito e as emissões de gases-estufa. Até o fim de 2018, cinco cidades terão transporte público gratuito para incentivar a população a deixar os carros em casa. A ideia é expandir o projeto piloto para todo o país.

“Combater a poluição do ar de forma efetiva, sem mais atrasos desnecessários, é uma das maiores prioridades para a Alemanha”, afirmaram três ministros em carta escrita ao comissário ambiental da União Europeia, Karmenu Vella, segundo a AFP. Entre as cinco cidades selecionadas para o período teste, estão Bonn, Essen e Mannheim.

O país também propõe restrições mais duras nas emissões de frotas de veículos, como ônibus e táxis, zonas de baixa emissão e apoio a serviços de compartilhamento de automóveis.

No começo deste ano, Vella enviou cartas para a Alemanha e outros oito países da União Europeia informando que eles tinham até 30 de janeiro para demonstrar “como e até quando” se adequariam às leis de qualidade do ar adotadas pelo bloco, mas o prazo foi prorrogado.

  • Leia mais:

Compartilhe: