‘Covidão 2020’: Bolsonaro conseguiu politizar até o ‘Fla x Flu’ no SBT
No dia em que Brasil passa de 75 mil mortos pelo novo coronavírus, presidente mostrou que o que importa é cutucar a Globo e assistir futebol
Quem está no Rio de Janeiro e ligou a televisão no SBT na noite desta quarta-feira, 15, viu uma cena rara para a emissora de Silvio Santos: estava sendo exibido o jogo de Flamengo e Fluminense, pela final do Campeonato Carioca. E o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) conseguiu politizar até o “Fla x Flu”.
Bolsonaro publicou uma foto em suas redes sociais em que aparece com a camisa do Flamengo, em frente a uma televisão, e aponta para a logo do SBT. Como diz o ditado, ‘uma imagem vale mais do que mil palavras”, e essa foto do presidente não é qualquer coisa.
Nela, Bolsonaro comemora o fato de a Globo ter perdido os direitos sobre a exibição da final do “Fla x Flu”, e também celebra o fato de o principal time a bater o pé para que o futebol fosse mantido normalmente, mesmo no momento em que o Brasil registra números alarmantes de mortes e infectados pelo novo coronavírus, ter se sagrado campeão: o Flamengo.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Desde o começo, o Flamengo defendeu o retorno do torneio normalmente. Fluminense e outros times cariocas se posicionaram contrários a retorno, e tentaram até o último momento adiar, preocupados com a contaminação da covid-19. Bolsonaro, como presidente do Brasil, não parece muito preocupado com as mais de 75 mil mortes e quase 2 milhões de infectados em território nacional e, portanto, manifestou apoio ao rubro-negro.
Com a exibição da final do “Fla x Flu”, feita pelo SBT no Rio de Janeiro, a emissora de Silvio Santos conseguiu um feito raro: bateu a audiência do “Jornal Nacional“. Isso não acontecia desde 2015.
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
- Lista de serviços de acolhimento emocional à distância
- 3 motivos para curtir a sua própria companhia
- 5 dicas essenciais para os ansiosos de plantão
- 4 dicas de autocuidado com a saúde mental
- 3 tipos de meditação para dormir melhor
- Receitas de doces e salgados para você testar
- Cursos e plataformas online para estudar
- Agenda de lives para dançar e cantar no quarto
O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, também comemorou essa mudança na realidade do futebol brasileiro, e parabenizou o SBT. “O sucesso comercial do SBT com seis cotas para o patrocínio do jogo de hoje é a comprovação de que a MP 984/20, criada pelo Presidente @JairBolsonaro, veio para mudar a realidade do futebol brasileiro. Parabéns ao SBT e aos anunciantes!”, disse.
E endossou o coro, novamente, ao mostrar uma foto do momento que assistia à final do “Fla x Flu” no SBT. “O futebol brasileiro é um dos maiores ativos do Brasil. Bem trabalhado, todo o ecossistema será valorizado. Noite histórica para os amantes do futebol e da TV. Parabéns aos envolvidos”, escreveu.
Após o resultado da partida, em que o Flamengo sagrou-se campeão em cima do Fluminense, as redes sociais passaram a apelidar o Campeonato Carioca de “Covidão 2020”. O termo chegou a figurar nos trending topics do Twitter, como um dos assuntos mais comentados do Brasil, e muitos memes e comentários foram feitos sobre isso. Confira:
https://twitter.com/seemnombre/status/1283739726181281797
https://twitter.com/O_Esquerdinha/status/1283733987157057539