Dezenas jacarés estão presos em lamaçal no Pantanal; veja

A cena é desoladora e chocante; muitos animais já morreram

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Imagens impressionantes gravadas esta semana mostram dezenas de jacarés presos em um açude seco na região da Nhecolândia, próximo a Corumbá (MS) sob calor de cerca de 50ºC.

O vídeo desolador foi gravado por um produtor rural. Na gravação, ele conta que nunca viu algo parecido na região. “Tenho muitos anos de Pantanal e nunca na minha vida vi tantos jacarés em um lugar só. Desesperador”, diz.

Pantanal
Crédito: Reprodução/TwitterDezenas jacarés estão ‘presos’ em lamaçal no Pantanal; veja

As cenas foram registradas no último domingo, 15, em um dos açudes da fazenda Palmeirinha, às margens do rio Taquari e as falas do produtor mostram a surpresa dele com o cenário encontrado. “Estamos preocupados, pois este era o último açude com água”.

Pesquisadores da Embrapa Pantanal (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), estiveram no local.

“Se a chuva não chegar, provavelmente muitos vão morrer. Aliás, muitos já morreram”, afirmou ao G1 a pesquisadora Zilca Maria Campos.

Segundo Zilca, os animais não resistiram as altas temperaturas da água, por conta do lamaçal que se formou ali e, nos períodos mais quentes, a medição do clima chega a 50°C.

“Eles então morrem por desidratação e os que podem sobreviver são aqueles que se enterram na folhagem e lá as temperaturas estão mais amenas, então, os que buscam refúgio no interior da mata tem maiores chances de sobrevivência”, explicou.

Apesar de impressionante, a cena não é rara. “Na época da seca, é comum os animais migrarem para lagoas e açudes, em busca de água e alimento”, diz o tenente-coronel da Polícia Militar Ambiental Ednilson Paulino Queiroz, doutor em Ecologia, em entrevista ao UOL.

Compartilhe: