Últimas notícias:

Loading...
EM ALTA

Doria diz que SP terá novas medidas restritivas contra a Ômicron

Segundo governador, o comércio e a indústria não serão afetados

Por: Redação

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse na terça-feira, 11, durante uma coletiva de imprensa, que o estado terá novas medidas restritivas para conter o avanço da variante Ômicron. Segundo ele, após reunião do Comitê Científico serão passadas novas recomendações.

“Grandes aglomerações não são recomendáveis. O Comitê Cientifico do Estado de São Paulo já expressou essa deliberação. Amanhã teremos a coletiva de imprensa no Palácio com novas informações”, disse.

doria
Crédito: Divulgação/Governo de São Paulo Doria diz que São Paulo terá novas medidas restritivas para conter a Ômicron

Segundo Doria, o comércio e o setor produtivo do agronegócio e da indústria não terão restrições.

“Quero tranquilizar o comércio e o setor de serviços. Não há nenhuma recomendação, até o presente momento, de restrições que poderiam ser implementadas. Há sim cautela e uma recomendação expressa para que as pessoas usem máscaras todo o tempo. Usar máscara é estar protegido para essa quarta onda da ômicron. Portanto, a utilização de máscara é fundamental”, afirmou.

Variante mais contagiosa

Especialistas apontam que a variante Ômicron se espalha mais rapidamente que o sarampo, o que indica que é o vírus mais contagioso da história. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), onde a nova cepa chega se torna dominante em semanas.

primeiro sintoma da ômicron
Crédito: Udomkarn Chitkul/istockVariante Ômicron tem sido apontada como o vírus mais contagioso da história

O número de novas infecções tem indicado isso, como recordes diários. Na última terça-feira, foram registradas 3,28 milhões de novos casos em 24 horas. Foi a primeira vez que o registro diário ultrapassou a casa dos 3 milhões.

Além de evitar aglomerações, o uso de uma máscara com o poder de filtragem maior tem sido recomendado pelos especialistas. O modelo PFF2, por exemplo, consegue reter as partículas contaminadas, os chamados aerossóis, que podem ficar suspensos no ar por horas, especialmente em ambientes sem ventilação. O poder de filtragem da PFF2 é superior a 95%.

Embora seja descartável, é possível reutilizar a máscara PFF2. Veja aqui como usá-la de maneira segura mais de uma vez.

Compartilhe: