Em SC, professora sofre transfobia ao se candidatar para ser diretora

Na retratação, mãe de aluno disse "não sou preconceituosa, tenho até amigos que são gays"

Por: Redação

Uma professora transexual da cidade de Gaspar (SC) foi alvo de transfobia por parte da mãe de um aluno após ela se candidatar para o cargo de diretora do colégio.

símbolo masculino e feminino cruzados e pintados com as cores da bandeira trans
Crédito: IStock/@itakdaleeProfessora trans há mais de 25 anos sofre preconceito de mãe de aluno

Segundo o blog Universa, do UOL, Lodemar Schmitt, 45, é professora de matemática há mais de 25 anos e decidiu apresentar um projeto para tornar a aprovação dos alunos vai rígida e melhorar a convivência na escola.

A votação foi marcada para esta sexta-feira, 22, mas na quarta, 20, a mãe de um dos alunos quis incentivar outros pais, através de um grupo de Whatsapp, que é triste um homossexual vestido de mulher querer se tornar o espelho da escola.

Essa mãe ainda disse que a indicação de Lodemar para o cargo vai contra os valores da família e que pode influenciar estudantes a serem transgêneros.

Com a repercussão, alunos, ex-alunos e outros professores criticaram a postura da mãe e ela contratou até uma advogada, que pediu uma retratação por mensagem e que fizesse uma faixa para ser colocada em frente à escola contra o preconceito, mas sua postura, mascarada de boas intenções, não mudou.

Na publicação, ela soltou a típica frase de “não sou preconceituosa, tenho até amigos que são gays”. O cartaz não foi feito e a professora disse que vai manter o processo em que alega ter sofrido racismo e homofobia dessa mãe.

Transfobia é crime!

Apesar de transfobia e homofobia não serem a mesma coisa – um diz respeito à violência contra a identidade de gênero e o outro à orientação sexual – a criminalização da homofobia pelo STF, em junho de 2019, se estende a toda comunidade LGBT e também equipara atos transfóbicos ao crime de racismo. Nesta matéria aqui, explicamos como denunciar esse tipo de crime.

1
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido. Era …
2
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido. Era …
3
Denúncia contra Glenn Greenwald é um ataque à liberdade de imprensa?
Uma denúncia realizada pelo Ministério Público Federal foi vista como um ataque direto à liberdade de imprensa no Brasil. O …
4
9 pontos polêmicos que Sergio Moro se esquivou no Roda Viva
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi o primeiro entrevistado da nova temporada do programa Roda Viva, …
5
‘Noivado’ de Regina Duarte com Bolsonaro divide opiniões
“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais …
6
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
7
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
8
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …